A Confissão de Lúcio

Resumo A Confissão de Lúcio  

Obra:   A Confissão de Lúcio 

Autor:  Mário de Sá Carneiro

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre  Mário de Sá Carneiro (1890 – 1926)  

É considerado um dos maiores expoentes do modernismo em Portugal, começou a escrever poesia com 12 anos. Mario de Sá tem referências de vários tipos literários, as cartas que trocou com seu amigo Fernando Pessoa antes de seu suicídio, é um legítimo diário onde é possível ver o desenvolvimento de suas frustações pessoas.

 

Resumo A Confissão de Lúcio 


A história se desenvolve em Paris de 1985, numa festa promovida por Gervásio Vila Nova, um escultor de conversa envolvente, que se destaca no meio artístico da época, assim como uma misteriosa mulher americana, linda e rica, que acaba desaparecendo de cena, como também Gérvasio que volta para Portugal.

Lá Lucio é apresentado a Ricardo, que logo na primeira conversa desenvolve uma grande amizade e admiração um pelo outro, enquanto as conversas com os outros tinham um tom intelectual, as com Ricardo pareciam atingir a sua alma. 

Ricardo vai para Lisboa, os amigos ficam separados por um ano e cartas são trocadas nesse tempo, quando volta, está casado com Marta que é apresentada a Lúcio em um jantar, os três ficaram amigos inseparáveis.

Participando junto de reuniões de amigos intelectuais e artistas, e nessas se destacava a figura de Sérgio Warginsky, músico russo, que deixa uma impressão negativa em Lúcio.

  Por vezes Ricardo deixa seu amigo e sua esposa a sós, por estar muito envolvido com sua produção literária, dessa maneira Lúcio e Marta acabam se envolvendo e viram amantes.

Marta acaba se afastando de Lúcio, que desenvolve ciúmes e desconfiança, resolve a seguir e descobre que ela foi ao apartamento de Sérgio.

Em uma de suas andanças nessa época, Lúcio que tinha terminado uma peça, encontra Ricardo que faz uma afirmação estranha sobre Marta: nós compreendemos tanto, que ela é como se fosse minha alma, pensamos e sentimos igualmente, e ao possuí-la eu tinha nela a amizade que eu deveria te dedicar.

Ricardo mata Marta com um tiro, ela que caí aos pés de Lúcio, quando se dá conta, ela desaparece e quem está ali é o próprio amigo Ricardo.


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.