A Divina Comédia

A Divina Comédia Resumo

Obra:  A Divina Comédia

Autor: Dante Alighieri

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.

Sobre Dante Alighieri (1265 – 1321)

Escritor considerado o maior e primeiro poeta da língua italiana, na época que só os poemas escritos em latim eram estimados, fez uma das maiores obras-primas da literatura mundial, se tornando base do idioma italiano moderno, uma visão da sociedade medieval sobre o mundo.

A Divina Comédia Resumo


A obra é dividida em 3 partes com referências históricas, mitológicas, religiosa e política.

Sendo a primeira parte com 140 versos. O poeta romano Virgílio aparece para ser o guia de Dante pelo inferno e purgatório, rumo ao paraíso, antes do encontro com Virgílio, Dante se encontrava em uma selva escura.

No interior da terra o inferno tem nove círculos, o relato mencionado por Dante tem como referência a cultura medieval em que o universo é formado por vários círculos homocêntricos.

Os nove círculos são referentes aos pecados praticados pelas almas, sendo o último considerado o pior.

1º circulo - o Limbo (pagãos virtuosos)

2º circulo - Vale dos Ventos (luxúria)

3º circulo - Lago de Lama (gula)

4º circulo - Colinas de Pedra (ganância)

5º circulo - Rio Estige (furia)

6º circulo - Cemitério de Fogo (heresia)

7º circulo - Vale do Flegetonte (violência)

8º circulo – o Malebolge (fraude)

9º circulo - o lago Cocite (traição)

       Durante a história até chegarem ao paraíso, a dupla encontra várias personalidades famosas, além de figuras mitológicas. Dante descreve e analisa cada tipo de punição aos pecadores do inferno e purgatório, conforme o nível dos pecados feitos durante a vida. No final do inferno existe um encontro com Lúcifer que come os 3 traidores mais conhecidos da história, Cassius, Judas e Brutos.

 

Sendo a segunda parte do livro é formado por 33 cantos, localizado no alto de uma montanha, Dante analisa as almas que esperam serem julgadas sobre seus atos, para saberem se serão enviadas ao inferno ou ao paraíso. Representando os sete pecados capitais, o purgatório é formado por sete círculos, luxuria, gula, avareza, soberba, preguiça, ira e inveja.

 

Essa terceira e última parte possui 33 cantos. Quando estão perto de chegarem, Virgílio, mentor e guia de Dante, fica impedido de entrar porque era pecador, sendo que seu destino era o inferno.

Ao chegar ao paraíso Dante encontra o amor de sua vida, Beatriz. Mesmo em vida tendo se casado com Gemma Donati, porém seu grande amor era Beatriz que tinha falecido com cerca de 25 anos, ela que o ajudou pelo paraíso. No entanto, Dante não pode ficar com ela, já que sua vida como mortal nao tinha terminado.

A trajetória de Dante termina ao encontrar Deus. O paraíso é formado por nove esferas que representam a parte material e o empírico representando o lado espiritual


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.