Memórias de um Sargento de Milícias (João Cabral)

Memórias de um Sargento de Milícias Resumo

Autor:  João Cabral de Melo Neto

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura

Memórias de um Sargento de Milícias Resumo

"Memórias de um Sargento de Milícias" é um livro escrito pelo autor brasileiro Manuel Antônio de Almeida e publicado em 1854. A obra é um romance que conta a história de Leonardo, um jovem que nasce fora do casamento e é criado pelos padrinhos. Ele é uma figura muito peculiar, um malandro que vive a vida sem muita preocupação, fazendo travessuras e encrencando-se com a polícia.

No entanto, a vida de Leonardo muda drasticamente quando ele é convocado para servir o exército. Durante o serviço militar, ele se torna amigo do sargento Manuel, que o inspira a se tornar um sargento de milícias. Depois de concluir seu serviço militar, Leonardo volta para casa e se envolve em várias aventuras amorosas.

Leonardo inicialmente se mostrou bastante desmotivado no exército, mas com o tempo, ele foi aprendendo a gostar da vida militar e a admirar a figura do sargento. Ele se destacou por sua inteligência e sua habilidade em lidar com as situações difíceis.

No entanto, a vida no exército também trouxe muitos desafios para Leonardo. Ele enfrentou uma série de dificuldades, desde as longas marchas sob o sol escaldante até as brigas com os outros soldados. Além disso, ele acabou sendo preso por engano após uma briga em um bordel.

Mesmo assim, Leonardo sempre se mostrou corajoso e perspicaz, conseguindo se livrar de várias situações difíceis com sua astúcia. Ele também ganhou a amizade e a admiração de muitos de seus companheiros de armas, como o sargento Manuel e o tenente Guimarães.

Leonardo se apaixona por uma jovem chamada Luisinha, mas ela acaba se casando com outro homem. Mesmo assim, ele continua a perseguir Luisinha e, eventualmente, acaba se casando com ela. Durante todo o livro, acompanhamos a luta de Leonardo para superar os obstáculos que surgem em seu caminho, como as artimanhas de Dona Maria, a alcoviteira.

Outro evento importante é quando Leonardo é preso por acidente, após uma briga em um bordel. Ele é julgado e condenado a servir no exército por mais dois anos. No entanto, graças à sua astúcia, ele consegue convencer o comandante a deixá-lo cumprir sua pena na cidade, o que lhe permite continuar sua busca por Luisinha.

Ao longo do livro, o leitor é apresentado a vários personagens engraçados e pitorescos, como o padrinho de Leonardo, que é um vigarista, e a alcoviteira Dona Maria, que é uma personagem muito interessante e importante para a trama. As histórias de cada personagem se entrelaçam e formam um retrato da vida cotidiana no Rio de Janeiro do século XIX.

"Memórias de um Sargento de Milícias" é considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O livro é uma crônica social e cultural do Brasil do século XIX, retratando as mudanças na sociedade e na vida das pessoas durante essa época. A obra é conhecida por sua habilidade em combinar comédia e drama, apresentando personagens complexos e tridimensionais e um enredo cativante.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D