A Bagaceira

Resumo A Bagaceira

Obra:    A Bagaceira

Autor:  José Américo de Almeida


Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.

Sobre José Américo de Almeida (1887 - 1980)

Escritor e advogado brasileiro que ocupou diferente cargos no governo, foi governador da Paraíba, nomeado embaixador e elegido senador, como escritor era preocupado com temas sociais.

A Bagaceira Resumo

A bagaceira, foi publicada pela primeira vez 1928, sendo uma obra de romance regionalista, os sertanejos imigrados não eram bem vistos e o apelido brejeiro é pejorativo.

O nome do livro tem haver o local onde se encontram, em um engenho com bagaços de cana, o romance é violento com intrigas familiares e problemas oriundos da seca.

O livro se passa entre 1898 e 1915, períodos de seca, com forte sol, Valentim Pereira com sua filha Soledade e o afilhado  Pirunga saem da fazenda de Bondó que fica no sertão, indo para a zona de engenhos, sendo recebidos no engenho Marzagão, o dono Dagoberto, era viúvo pois sua mulher faleceu por complicações no parto de seu filho único, Lúcio. 

De férias no engenho Lúcio conhece a Soledade e logo se apaixona, ele retorna de férias junto ao pai e fica sabendo que Valentim Pereira está preso por assassinato do feitor Manuel Broca, acusado de ser amante de Soledade. Lúcio, sendo advogado resolve defender Valentim e informa ao seu pai sobre sua vontade de casar com Soledade. 

Dagoberto se nega a acertar a vontade do filho, ficam sabendo que Soledade é prima de Lúcio e Dagoberto foi quem realmente a seduziu. Pirunga sabendo do ocorrido, fala com seu padrinho (Valentim), e sob juramento promete cuidar do senhor do engenho (Dagoberto), juntos com Pirunga, abandonam o engenho e vão de cavalo a fazenda de Bondó.

Pirunga causa a morte de Dagoberto, o engenho é herdado por Lúcio, com a morte de seu pai. Em outro ano de seca 1915, Soledade já sem sua beleza devido ao tempo, se encontra com Lúcio, para apresentar um filho, fruto do seu amor com seu pai.

 

Principais Personagens:

 

Dagoberto Marcau – Dono do Engenho, arrogante, se acha o senhor da justiça e razão. Ele se relaciona com Soledade por ser parecida com sua ex-mulher.

Lúcio – Uma pessoa com empatia que acredita no futuro, se apaixona por Soledade tendo um romance puro é muito diferente de seu pai.

Soledade – A filha de Valentim, bonita representando o encanto do sertão.

Valentim Pereira – Homem do sertão, forte e focado, como um típico sertanejo se torna violento pela honra de uma mulher, assassina o feito Manuel Broca que era acusado de seduzir sua filha.

Pirunga – Considerado um filho de criação de Valentim Pereira, no qual tem sua lealdade, ama a Soledade, mas não é correspondido. Tem as mesmas características de Valentim como homem do sertão, altivo e corajoso. Em uma festa no rancho defende a Latomia enfrentando a polícia.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.