A Crônica da Casa Assassinada

A Crônica da casa Assassinada Resumo 

Obra:  A Crônica da casa Assassinada

Autor: Lúcio Cardoso

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Lúcio Cardoso (1912 a 1968) 

Pertencia a uma família tradicional de Minas Gerais, da qual fazia parte vários políticos, foi um dos expoentes da literatura brasileira da decada de 30, suas obras a partir da década de 40, questionam valores fundamentais, como o bem, o mal, Deus e o Diabo. Seu talento foi reconhecido postumamente pela Academia Mineira de Letras, ganhando o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra. 


A Crônica da Casa Assassinada Resumo

Nina recém-casada com Valdo chega a chácara Meneses, chácara essa da família de Valdo, logo na primeira refeição ela fica sabendo de Demétrio irmão de seu marido, de sua difícil situação financeira, talvez por alguma briga esse fez questão de dizer. A vida monótona na chácara e com a família de seu marido vai desanimando Nina, que depois de muito insistir com seu marido, vão morar no pavilhão local mais afastado da chácara, por lá ela acaba se envolvendo com Alberto o jardineiro, o que não dura muito pois é pega por Demétrio que faz um grande escândalo.

  Com isso Nina decide voltar ao Rio de Janeiro, mesmo grávida de seu primeiro filho, seu marido fica desolado com tudo que aconteceu e tenta suicídio, por compaixão ao marido ela quase desiste de voltar, mas acaba mesmo partindo. O motivo dela partir foi por ter escutado uma conversa entre Timoteo um do irmão de Valdo e Betty a empregada, que comentavam que Valdo e Demétrio iriam expulsá-la.

  Nina vive para defender seus interesses e tem atitudes falsas, mesmo depois de ter chegado ao Rio ela continua a negar o caso ao marido e dizer que só imaginou algo com o Jardineiro. Ana um membro da família, por vingança assume estar apaixonada pelo jardineiro e ter se envolvido com ele, a partida de Nina para ela era uma vitória, ela se sentia inferior e tinha muito ciúmes de Nina.

  Realmente Ana e Alberto já estavam envolvidos e a mesma estava esperando um filho dele, o jardineiro depois de ser descoberto e demitido comete suicídio por influência de Nina que tinha lhe dado um revolver após ele escutar uma conversa entre ela e o marido. Ana vê seu amante ainda agonizante, e ri, porque sabia dos acontecimentos.

  No tempo em que viveu no Rio afastada, ela era sustentada por um coronel amigo de seu pai, mas depois de 15 anos Nina volta com seu filho André pedindo dinheiro que é por direito dele, com quem tem um estranho relacionamento. Procurando por vingança Ana segue Nina e André, e descobre a estranha relação dos dois, não querendo acreditar mas mesmo assim comenta com Valdo e os dois acabam indo ao Padre Justino se aconselhar.

Valdo tem uma seria conversa com o filho, mas Nina o interrompe dizendo que está doente e precisa de dinheiro para se tratar no Rio, este o dá porque sempre foi cegamente apaixonado por ela. Já no Rio é confirmado que ela está no estágio final da doença e tem pouco tempo de vida, ela vai até o coronel e diz que veio para ficar, o Coronel feliz compra um novo guarda-roupa para a mesma que some sem dizer nada logo depois e regressa a chácara.

Ana moribunda morando no pavilhão, manda chamar padre Justino pra uma confissão final, ela demonstra remorso por ter agido errado e confessa que foi ter seu filho no Rio de Janeiro, e também buscar o filho de Valdo, mas Nina o havia deixado no Hospital, e confessa que André é seu filho natural.


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.