Auto da Barca do Inferno 

Auto da barca do Inferno Resumo

Obra:  Auto da barca do Inferno

Autor:  Gil Vicente

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Auto da barca do Inferno Resumo

       Na chegada do julgamento das almas um fidalgo, representante da nobreza que em vida foi tirano e vivia de luxúria se recusa a entrar na barca do diabo e tenta convencer ao anjo com a barca ao lado dizendo que muita gente reza por ele, mas seu pedido é negado devido aos pecados que cometeu, o fildalgo então tem que se dirigir para a barca do inferno.

       Onzeneiro, uma espécie de agiota também tenta convencer o anjo a deixá-lo ir para o paraíso, mais uma vez o pedido é negado pois em vida ele foi ganancioso e avarento, com a negativa ele tenta subornar o diabo e diz que quer voltar para pegar sua riqueza acumulada, porém o diabo nega o pedido mais uma vez do ex agiota, e ele entra na barca do inferno.

       Joane, chamado de Parvo que significa inocente, que vivia de forma simples, quase é passado para trás pelo diabo, que tenta o fazer entrar em sua barca, mais descobrindo o destino da mesma ele corre para conversar com o anjo que por fim devido a sua humildade o autoriza a subir em sua barca.

       A próxima alma que chega é a de um sapateiro, que julga que por ter sido trabalhador é também um inocente, por isso pede ao anjo para deixá-lo ir ao paraíso, o pedido, porém é negado já que ele roubou e enganou seus clientes. Ele então entra na barca do diabo.

       O frade é o quinto a chegar, ele segue em direção ao anjo convencido que por fazer parte da igreja ali seria o lugar. Porém ele está com sua amante e acaba por ser condenado pelo anjo por falso moralismo religioso, então tendo seu destino na barca do diabo.

       Brísida Vaz uma cafetina, condenada por bruxaria e prostituição tenta também enganar o anjo que nega a passagem e a manda entrar na barca do diabo.

       Em seguida Semifará um judeu que levava um bode, ele é negado, e nem o diabo e nem o anjo o querem levar, por ser acusado de não se converter ao cristianismo, o Judeu então tenta convencer o diabo a aceita-lo, que aceita impondo uma condição que ele deveria ser rebocado e não entraria dentro da barca

       Finalmente chegam os  que representam a lei, um procurador e um corregedor, e tentam argumentar sua entrada no céu, mas são impedidos e por  manusear a justiça para o seu bem próprio, eles vão para a barca do inferno, parecendo que já conheciam a cafetina.

       Os últimos que chegam são quatro cavaleiros que foram a guerra e morreram lutando pelo cristianismo, eles são perdoados de seus pecados e vão para a barca do anjo.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D