Campo Geral  (Obra Escrita  Por  Guimarães  Rosa) 

Campo Geral Resumo

Obra: Campo Geral

Autor: Guimarães Rosa

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Guimarães Rosa (1908 – 1967)

Foi um escritor, romancista, novelista, diplomata e médico brasileiro, muitos o considera como o maior escritor da literatura brasileira do século XX. Seus contos e romances são ambientados no sertão brasileiro. Seus livros se destacam por inovar na linguagem, influenciado pelo estilo de fala de cada região. Membro da Academia Brasileira de Letras foi o terceiro ocupante da cadeira nº 2. 


Campo Geral Resumo

       Esse conto regionalista de Guimarães Rosa, Manuelzão e Miguilim, está dividido em duas histórias: Campo Geral e Uma Estória de Amor.

Campo Geral conta a história de Miguilim e da família se passa no interior do sertão mineiro. O garoto vivência diversas experiências características dessa fase, as brincadeiras, temores. Mas uma experiência particular terá um papel mais importante para seu amadurecimento, o falecimento de seu irmão caçula. Miguilim é levado para trabalhar com o pai, pouco tempo após esse triste acontecimento, a relação entre os dois se torna cada vez mais complicada.

       Passado um certo tempo, o garoto fica doente e passa a acreditar que está prestes a morrer.

 

Porém, outra tragédia com outro membro da família acaba tirando o foco de destaque do garoto na história. O pai de Miguilim, Bernardo se suicidou após ter matado um vaqueiro . A mãe do garoto Miguilim se casa novamente, com o tio do Terez. Em seguida aparece um novo personagem, um médico.       Com a melhora de Miguilim, o médico exerce papel fundamental na formação do garoto, porque lhe providencia seus primeiros óculos ao descobrir sua miopia.  O conto se encerra quando, Miguilim acompanhado por doutor Lourenço abandona casa em que viveu a vida toda para estudar na cidade

 

Uma Estória de Amor é um conto sobre a preparação de uma festa organizada para a inauguração da capela para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,por Manuelzão, erguida em memória à sua mãe. A festa acaba atraindo mais pessoas que o esperado, o que passa a preocupar Manuelzão. Convidou também um padre a família de seu filho Adelco.

       Embora não tivesse uma boa relação com o filho, tinha muita admiração por Leonísia, esposa de seu filho. A beleza de Leonísia começou a gerar cobiça no sogro, que estava em conflito com seu interior. 

Enquanto acontecem as preparações para a inauguração, Manuelzão se recorda de histórias do passado e então o padre chega, a celebração tem início. No dia seguinte da inauguração é celebrada uma missa, que segue com músicas e danças.  Joana Xaviel contadora de histórias ganhou evidência na celebração, contando histórias que entretinha a todos.  Manuelzão no fim da sentia-se mais moço do que realmente era, a festa havia resgatado um pouco de sua juventude.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D