O Primo Basílio (Obra Escrita Por Eça de Queiroz)

O Primo Basílio Resumo

Obra: O Primo Basílio

Autor: Eça de Queiroz

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Eça de Queiroz (1845 - 1900)

Foi um escritor, advogado e diplomata português, suas obras vão do realismo literário ao romantismo, é considerado um dos mais importantes escritores portugueses com obras de bastante destaque como: os maias, primo Basílio, e o crime do padre Amaro.

O Primo Basílio Resumo

       Em um domingo após o almoço, o casal Jorge e Luísa estão na sala de jantar lendo, o marido fecha o volume e aborrecido fica pensando sobre sua viagem de trabalho a região do Alentejo, era a primeira vez que se separava de Luísa, enquanto a esposa folheando um jornal, lê a notícia da chegada de seu primo Basílio a Lisboa. Luísa só e entediada, pensa em Basílio o primo que foi seu primeiro amor.

       Basílio no passado foi ao Brasil arruinado, voltou a Lisboa não apenas enriquecido, mas esnobe e prepotente, no reencontro com a prima, passa a cortejá-la, a fim de ter uma aventura com a qual pudesse diminuir o tédio de sua permanência na cidade, Luísa se deixa levar pelas conversas do primo.

       Basílio resolve alugar um local para que eles possam ficar à vontade, e longe do olhar dos vizinhos, a ideia de um “ninho de amor”, tal qual aparecia nos romances que Luísa lia a deixando excitada, e já se imaginava em um lugar sofisticado e sensual, nem mesmo o endereço de uma região pobre da cidade lhe tirava da imaginação, mais ao chegar fica decepcionada.

       Para compensar a decepção do lugar Basílio seduz Luísa com novos e excitantes carinhos, fazendo esquecer da pocilga em que se encontravam.

       Com o passar dos dias e das novidades dos primeiros encontros, Basílio vai se tornando rude e grosseiro, fazendo a comparar com o tão delicado e atencioso marido.

       Certo dia, ela se atrasa e quando consegue chegar ao Paraíso, não encontra mais o amante, irritada chega em casa e ao encontrá-la ainda em desordem, desconta na empregada juliana, ofendida revela que tem em seu poder uma carta escrita pela patroa ao amante.

       Ouvindo os conselhos de seu amigo Reinaldo, Basílio deixa Lisboa subitamente, depois que Luísa ofendida, recusa sua ajuda financeira para calar a empregada, sem outra opção Luísa começa a fazer o serviço doméstico e dar presentes a Juliana, que se comporta como dona da casa.

       Mas com o retorno de Jorge a situação complica e fica cada vez mais perigosa para Luísa, que desesperada recorre ao amigo da família, Sebastião, este com a ajuda de um policial intimida e consegue reaver as cartas, alegando que chantagem é crime e que ela poderia ir parar na cadeia.

       Em um acesso de cólera, Juliana que tinha problemas cardíacos morre.

       Diante de toda a tensão Luísa acaba por apresentar uma febre nervosa, e durante esse período chega uma carta de Basílio, Jorge depois de hesitar abri e descobre o adultério.

       Quando Luísa melhora, Jorge exige explicações, Luísa tem uma recaída e volta a febre cerebral, mais intensa e fatal, Jorge ao pé da cama, desesperado, diz que a perdoaria, e que não se falaria mais sobre o assunto, mas Luísa morre.

       Basílio retorna a Lisboa, e ao descobrir que ela havia falecido, desperta apenas um silêncio resignado.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D