Obra: Ana Terra
Autor: Érico Veríssimo
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Ana Terra era uma mulher que morou com sua família em um sítio distante da cidade, teve uma vida sofrida, e a única coisa que sua família e Ana faziam era trabalhar, porém Ana tinha a vontade de encontrar o amor.
O início de seu desejo chegou com a vinda do índio Pedro Missioneiro, e Ana lentamente foi sentindo algo que não era capaz de explicar, uma mistura de timidez, fascinação e nojo.
Atraía-se pelo forasteiro, se entregar a ele seria um passo natural a se seguir.
Arriscou um jogo prazeroso de avanços e recuadas, sabendo que se quisesse ou não, mesmo agindo contra seu pai, seria daquele homem de qualquer maneira. E, numa tarde considerou estar pronta, e o desejo fazia palpitar seu coração e então foi até a barraca do índio, e então seu desejo foi cumprido.
Os dias seguintes foram de medo junto com vergonha e passado um tempo soube que estava grávida, e logo começou as lágrimas, enquanto podia manteve seu segredo, porém um dia, contou a mãe Dona Henriqueta que não teve tempo para consolá-la, seu pai declarou já saber.
Como um raio cortando os céus, ele convocou os dois filhos, e esses mataram Pedro Missioneiro. A partir dali sabia que sua vida naquela lugar seria como um inferno.
Simbolicamente banida de sua casa, Ana Terra tornou-se invisível frente a seu pai tentou fazer-se pequena, para diminuir a culpa e a dor também. Passado algum tempo seu filho nasceu, Dona Henriqueta assistiu-a, cortando o cordão umbilical do menino chamado Pedro.
Apesar disto, os pais e irmãos não quiseram saber do nascimento, contra as possibilidades, Pedrinho cresceu, e a vida continuou seu rumo. Os irmãos casaram-se, e cada dia para Ana era como a repetição do dia anterior.
Então veio a morte de sua mãe, coisa que não comoveu Ana, ela não teve tempo para isso e então vieram castelhanos, matando, incendiando e abusando das mulheres.
Ana pediu a mulher de seu irmão e as duas crianças para se esconderem no meio do mato, e fingindo ser a única mulher daquela casa, foi violada várias vezes, e ao acordar de sua quase morte, viu o horror, seu pai, seu irmão Antonio, e os escravos, todos foram mortos no meio da casa destruída.
Ana percebeu naquele instante que estava libertada de seu pecado original, e pela maneira mais bárbara e purificadora, nada foi poupado e pelo sofrimento se sentia reconciliada com a vida.
Ana recebeu um convite de um forasteiro e achou se uma nova oportunidade para iniciar uma nova vida, depois de uma longa viagem, que a levou para um planalto. Ali ela construiu um lar, morando com seu filho, que logo foi para uma guerra contra os castelhanos.
Voltou da guerra vivo, casou-se com uma mulher, teve um filho, porém teve ir de novo para a guerra, com a promessa de voltar vivo, já que agora ele tinha um filho e uma mulher para cuidar.
Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D