A Ferro e Fogo (Obra escrita por Josué Guimarães)

A Ferro e Fogo Resumo

Obra: A Ferro e fogo

Autor:  Josué Guimarães

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Josué Guimarães (1921 - 1986)

Escritor brasileiro, tornou-se conhecido pelos romances que escreveu, iniciou como jornalista muito cedo. No colégio chegava a escrever até 6 artigos no jornal por edição. Durante sua vida trabalhou em mais de 10 profissões e em vários jornais, suas crônicas politicas eram sempre irônicas e muito críticas.


A Ferro e Fogo Resumo

        

    O governo Brasileiro estava trazendo imigrantes alemães para o Rio Grande do Sul, prometendo terras, sementes e animais.

        Daniel Abrahão Lauer Schneider vivia em péssimas condições com sua família na Alemanha, até que em um dia de bebedeira com seus amigos, um deles Grundling lhe propôs um negócio, se mudar para o sul do Brasil, lhe dando condições para a viagem, dois escravos, um índio chamado Juanito e terras, não especificando o trabalho só disse que ele armazenaria mercadorias.

        Daniel ficou em dúvida, mas sua esposa Catarina pensando no futuro dos filhos optou em ir, e lá chegando fizeram todas as reformas necessárias no lugar, passou por lá Harwether um amigo antigo, trazendo as mercadorias que deveriam ficar guardadas ali até Mayer ir buscá-las.

        Passado algum tempo do negócio se iniciou a Guerra da Cisplatina, Daniel e sua família já desconfiados, acabaram descobrindo que estavam armazenando armas.

        Certo dia Juanito viu tropas se aproximando e avisou Catarina que prontamente pediu para Daniel se esconder e mentiu aos soldados que levaram as armas. Por vários meses Daniel ficou escondido no poço, Catarina foi violentada pelos soldados e Juanito ficou coxo por causa das surras.

        Enquanto a família de Daniel passa por dificuldades, Mayer mentiu aos brasileiros dizendo que em São Leopoldo, Daniel contrabandeava armas para os castelhanos, Grundling e Major Schaeffer amigo da Imperatriz Leopoldina, se divertiam com bebedeiras e prostitutas. Grundling constituiu família com uma moça deixada a pedido do doutor Hillebrand por bugres na cidade.

        Na instância dos Scheneiders, Ostereich um soldado alemão informa Catarina sobre o fim da guerra e que voltaria para São Leopoldo, ela tinha o desejo de deixar aquelas terras e ir a São Leopoldo, então em acordo com o soldado eles trocaram as propriedades.

        Daniel voltou a exercer sua profissão de seleiro, ele e sua família abriram vários empórios fazendo até concorrência com Grundling, ainda traumatizado com a guerra Daniel fez um alçapão para passar as noites.

        Grundling descobre que Catarina estava na cidade e decide falar com ela que o recebe hostilmente, empunhando uma arma, visto que não haveria conversa, ele partiu dali. Enquanto isso também muitos alemães se revoltavam pela demora da entrega das terras e alguns foram mortos.

        Grundling não permitia que sua esposa saísse, pois não queria que a ela queimasse sua pele branca, a mesma adoece e faleceu logo em seguida, Catarina não conseguia esquecer as dificuldades que passou e decidiu acertar as contas com Grundling, ao chegar na casa do mesmo ao perceber o olhar triste pela morte de sua esposa, ela desistiu e seguiu o cortejo junto com Grundling.


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.