Esaú e Jacob (Obra Escrita por Machado de Assis) 

Esaú e Jacó Resumo 

Autor:  Machado de Assis

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.

Sobre Machado de Assis (1839 – 1908)

Considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira, escreveu praticamente sobre todos os gêneros literários. Foi testemunha do Brasil passando de Império para Republíca, sendo um grande comentador das mudanças durante o período que viveu.


Esaú e Jacó Resumo 

       Natividade estava grávida de gêmeos, Aires que era apaixonado por ela nunca foi correspondido. Natividade feliz com a gravidez, gostaria de saber o futuro dos seus filhos, Perpétua sua irmã conhecia uma cabocla que morava no Morro do Castelo na cidade de Rio de Janeiro, as duas resolveram ir visitar a cabocla para tirar as dúvidas.

       Ao chegar no local, grávida, teve duas notícias, uma delas a deixaria muito feliz, a outra muito preocupada, a cabocla falo a Natividade que seus filhos iriam se transformar em grandes homens, porém brigavam bastante dentro da barriga.

       Essa notícia a deixou inquieta, e ao chegar em casa, ela conta ao seu marido, Agostinho José dos Santos, assim como Natividade era de origem humilde, mas era um empreendedor, se mudou para o Rio, onde conseguiu muito dinheiro.

       Santos resolveu procurar um amigo, o mestre espírita Plácido, para pergunta sobre as visões da cabocla, que são confirmadas por ele.

       Perpétua foi a responsável por dar os nomes dos gêmeos, os chamando de Pedro e Paulo, nasceram idênticos de aparência, mas de gostos, temperamentos, e gênios diferentes.

       Pedro é um rapaz conservador e bem dissimulado, enquanto Paulo é mais impulsivo. As diferenças de temperamento fazem com que desde a infância os dois irmãos vivam discutindo e brigando.

       Ao crescerem as brigas não passam, se tornaram adultos e a política se tornou o principal motivo das brigas, enquanto Pedro se transformou em um monarquista, Paulo virou republicano.

       A mãe tentou inúmeras vezes colocar fim na briga entre os gêmeos, ela recebe ajuda do amigo da família Conselheiro Aires, que se tornou amigo da família e dos gêmeos, porém nem a sua ajuda consegue pôr fim as desavenças.

       Paulo decide fazer a faculdade de direito, e Pedro medicina, durante esse tempo os dois se apaixonam pela mesma mulher, Flora que é filha de Dona Claudia e de um político bem oportunista chamado Batista.

       A jovem Flora se afeiçoa tanto por Pedro, como por seu irmão Paulo, a deixando indecisa, Aires define Flora como sendo “inexplicável”, já que a jovem era modesta, e bem tímida.

       Quando Batista foi designado como presidente de uma província, ele precisou mudar de local e levou junto Flora, ela fica em desespero pois já tinha se apaixonada pelos gêmeos.

        Após a proclamação da república, Flora decidiu continuar na cidade e vai viver com Rita irmã de Aires, tendo assim mais tempo para pensar em qual dos dois amores investir.

       A jovem acaba adoecendo e debilitada pede para chamar os dois, em seu leito, fez com que eles prometam parar com as brigas e se tornem amigos. Pouco depois, acaba morrendo, os gêmeos mantêm a promessa por curto espaço de tempo, no entanto, a amizade não dura, voltam a se desentender logo.

       Os gêmeos entram ao mesmo tempo na vida política, os posicionamentos distintos, os fazem ingressar em partidos contrários, há novos embates e os dois continuam os mesmos inimigos de sempre.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D