Obra: A hora da estrela
Autor: Clarice Lispector
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Sobre Clarice Lispector (1920 - 1977)
Foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia, se declarava pernambucana e brasileira, autora de ensaios, contos e romances, sendo considerada uma das mais brilhantes escritoras no Brasil do século 20.
O livro começa com o narrador contando sobre sua dificuldade em escrever a história de Macabéa e sua própria vida. Ele apresenta a personagem principal e sua rotina de trabalho em uma fábrica de subprodutos.
Macabéa é uma alagoana pobre, órfã de 19 anos que foi muito maltratada pela tia, além disso é feia, magra, ignorante, solitária. Sendo uma pessoa simples e sem muitas ambições, que vive em um quarto alugado e sonha em ter um namorado.
Ao mudar para a cidade de Rio de Janeiro consegue uma trabalho de datilografa, chega a ser despedida por seu patrão, que acaba a recontratando depois, por compaixão a moça, ela vive numa pensão e divide o quarto com "as três Marias", da Penha, da Graça, e José, seu prazer nas horas vagas é ouvir o rádio.
Mesmo faltando beleza, Maca acaba encontrando um namorado, um nordestino ambicioso, Olímpico de Jesus Moreira Chaves, ele era insensível e apenas gostava de satisfazer seus desejos carnais, não tendo uma conexão ou sentimento forte com a protagonista, o namoro termina quando ele conhece Glória que ao contrário de Maca era muito Bela.
Quando visita uma cartomante impostora chamada madame Carlota, Macabéa descobre sua sorte e sai muito contente de lá, mas quando atravessa a rua, é atropelada por uma Mercedes Benz de cor amarela. O narrador reflete sobre a brevidade da vida e sobre a falta de sentido da morte de uma pessoa tão insignificante, como se perguntasse se sua própria vida e escrita tivessem algum valor.
E esta é sua hora da estrela, o hora que todos a enxergam, durante sua morte.
Em A Hora da Estrela, Clarice Lispector apresenta uma reflexão sobre a vida, a solidão e a insignificância humana, mostrando como pessoas simples e marginalizadas podem ser ignoradas e desvalorizadas na sociedade.
Doação por PIX de qualquer valor, chave PIX é o e-mail martymsn@hotmail.com muito obrigado!