A Mão e a Luva (Obra Escrita por Machado de Assis)

Resumo do Livro A mão e a luva

Obra:  A mão e a luva

Autor: Machado de Assis

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Machado de Assis (1839 – 1908)

Considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira, escreveu praticamente sobre todos os gêneros literários. Foi testemunha do Brasil passando de Império para Republíca, sendo um grande comentador das mudanças durante o período que viveu.

Resumo do Livro A mão e a luva

             A história começa nas férias de dois amigos de faculdade, Estevão e Luiz, dois anos antes da formatura o primeiro se lamentava sobre o amor não correspondido de Guiomar, mas Luiz sempre sabia o que dizer para curar o coração partido do amigo antes do início das aulas.

       Já formados eles se reencontram, Luiz um ambicioso advogado ingressou na carreira política e Estevão ainda um iniciante.

       Estevão passou alguns dias na casa de Luiz, numa manhã viu uma moça sair da casa da vizinha, de longe fantasiou, e quando chegou perto ele já estava apaixonado, essa moça era Guiomar, conversam e ela logo se retira.

       Luiz a observa pela janela e espera uma confissão do amigo, porém não aconteceu pois Estevão estava muito ocupado com um trabalho que ele o havia dado.

       Guiomar havia perdido a mãe e estava prestes a se tornar uma professora, sua madrinha a baronesa a adotou prontamente, visto que ela também tinha perdido sua filha.

       A menina se tornou uma das mais belas moças da corte, e sua madrinha ambicionava seu casamento, com seu sobrinho Jorge.

       Junto ao renascido amor de Estevão, havia Jorge e também Luiz que havia declarado seu amor a pouco, porém desiludido deixou o cortejo de lado. Todas as portas se fecharam para Estevão que ainda sofria por não ser correspondido, já Jorge se enchia de esperanças porque tinha a ajuda da senhora Oswald.

       Para fugir de Jorge, Guiomar convenceu a madrinha a ir para o campo por uns meses, que aceitou, mas quando Jorge descobriu e disse que iria acompanhá-la a mesma desistiu do passeio.

       Estevão sofria ainda e Luiz declarava seu amor pela moça, senhora Oswald sugeriu que Jorge pedisse a mão de Guiomar quando estivesse junto da baronesa, pois um casamento entre os dois era seu maior desejo, ele o fez, a baronesa deu a noite para pensar na resposta.

       Guiomar em desespero escreve um bilhete para Luiz e o jogou janela a dentro, nesse momento Estevão estava junto e quando o amigo leu: peça-me, ele simplesmente saiu.

       A baronesa no dia seguinte recebeu a carta de Luiz com o pedido, as duas conversam e a baronesa diz sua preferência, mas queria que Guiomar decidisse.

       Ao ver sua afilhada a baronesa já sabia a resposta, porém Guiomar disse Jorge, uma estratégia para confirma que sua madrinha não se zangaria.

       Assim Luiz e Guiomar se casaram, Jorge acabou se conformando e Estevão só pensava em cometer suicídio ali mesmo no casamento, mas nada chegou a atrapalhar o casal.


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.