Noite na Taverna (Obra EscritA Por Álvares de Azevedo)

Noite na Taverna Resumo 

Autor: Álvares de Azevedo

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Noite na Taverna Resumo 

       Archibald, Solfieri, o adormecido, Johann, Bertram, Arnold e outros amigos estão na taverna, debatendo sobre mais loucas aventuras noturnas.

       Conversavam sobre noites que tiveram durante a embriaguez e orgia, Solfieri pergunta se a alma seria imortal, o mesmo não parece acreditar nela, Archibald o censurou, Solfieri acreditava na libertinagem, na boemia, e fala que os homens somente se voltam para Deus caso estejam próximos da morte, Deus seria a “utopia do bem absoluto”.

       Solfieri decidiu contar sua história, mencionou que uma noite vagando por uma ponte, viu a sombra de uma mulher que estava chorando numa janela, a mesma começou a cantar e saiu para a rua.

       Durante a manhã percebeu que estava em um cemitério, não sabia se adormeceu ou se havia desmaiado, sentia muito frio, delirava, tendo visões com a mulher bela e pálida.

       Retornou a Roma um ano depois, e numa noite bêbado, depois de uma orgia, se encontrava num templo olhando um caixão, acreditava que a mulher estava lá e arrancou a mortalha, fez amor com ela que dava pela madrugada sinais de que estava viva, voltou da catalepsia para desmaiar logo em seguida.

       Solfieri colocou sua capa em cima da moça e fugiu com ela, encontrando o coveiro e logo após com a patrulha que o pensaram que ele era um ladrão, ele se justifica mostrando a esposa desfalecida, ao ir para casa, a moça dá um grito, se estremece, morrendo após 2 dias.

       Solfieri levanta o piso do seu quarto para ter lugar ao túmulo, subornando antes a um escultor que faz em cera a estátua da jovem falecida.

       Na taverna, voltam-se para Bertram relembrando a visita que fez a casa de Solfieri, ele chegou a ver por entre véus, a jovem morta, a ele foi chamada de “uma virgem que dormia”, os outros amigos surpresos queriam saber se era apenas um conto, porém ele jura que era verdade e prova mostrando uma grinalda de flores já mirradas, pertencente à moça.

       Em seguida é a vez de Bertram contar sua história sendo também sobre uma dama de Cadiz, Angela, ela o levou a enfrentar três de seus melhores amigos em um duelo e a enterrá-los, no entanto quando vai se casar com ela e lhe dar o primeiro beijo, acaba recebendo uma carta do seu pai querendo seu regresso a Dinamarca.

       Ao chegar encontra seu pai quase morte, chora, todavia por saudades de Angela, após dois anos, decide vender tudo que herdou e coloca boa parte do dinheiro num banco, volta para a Espanha, encontrando a moça casada e mãe, mesmo assim a paixão persiste e começam a se encontrar, vivendo loucuras durante a noite, até o momento em que o marido descobre sobre o caso.

       Durante uma noite Angela com a mão vermelha de sangue, pede a Bertram para subir em sua casa e dentre a penumbra, ele enxerga o marido degolado e em seu peito, o filho estava de bruços sangrando.

       Angela queria fugir em sua companhia e eles viajam pelo mundo, ela se veste de homem vivendo grandes orgias, e foge depois de algum tempo.

       Bertram caminhando bêbado foi atropelado por uma carruagem, é socorrido por um fidalgo velho, que era pai de uma bela mulher que algum tempo depois foge para pode ser casar com o mesmo.

       Ela acaba sendo vendida em uma mesa de jogo a um pirata chamado Siegfried, no entanto, o mata envenenado, e se afoga a seguir. Bertram depois de muitas decepções se jogar ao mar da Itália para se afogar, porém é salvo por marinheiros e descobre que a pessoa que o salvou morreu acidentalmente por sua culpa, Bertram é admitido a bordo, mas teria que lutar em caso de necessidade.

       Ele acaba se apaixonando pela mulher do comandante, uma jovem pálida, e em meio a uma batalha enfrentando um navio pirata, eles fazem amor, o navio fica encalha e começa a se despedaçar pouco a pouco, os náufragos se seguram a uma jangada, e durante a noite, o casal faz amor por horas.

       Os três sobreviventes (incluía o comandante do barco), resistem comendo bolachas e mais tarde, fazem um acorda para na sorte ver quem morrerá, o comandante é o perdedor, ele clama por piedade, no entanto Bertram nega preferindo a luta.

       O comandante é morto servindo de comida por dois dias aos dois sobreviventes, a mesma pede para morrerem juntos, Bertram aceita, o casal utiliza suas últimas energias fazendo sexo.

       A mulher já louca começa a dar risadas, Bertram com febre a sufoca, ela acaba sendo levada pelas águas do mar, já o rapaz chega a ser salvo pelo navio inglês, Swallow.

       Agora Gennaro começa sua narrativa contando sobre um pintor velho, Godofredo Walsh, ele era casado com uma jovem mulher, Nauza e tem uma filha de seu primeiro casamento, Laura de apenas 15 anos.

       Gennaro, na época com 18 anos, era aprendiz desse pintor, e vivia na casa do mesmo, tratado como um filho, um dia despertou e encontra Laura já em sua cama, ele tomado por seu instinto diante de tamanha beleza, ambos começam a dormir juntos e durando 3 meses, até que a jovem diz que ele deve pedi-la em casamento porque estava gravida, sem uma resposta, ela desmaia.

       O pintor tem sua saúde afetada vendo a tristeza da filha, ele passeia pelos corredores durante à noite e para de pintar, uma noite Gennaro foi chamado, Laura estava morrendo e murmurava seu nome, ele se aproximou e ela sussurra em seu ouvido “perdão”, fala que matou seu filho e dá seu último suspiro. O velho passa todo o ano endoidecido, chorando todas as noites no quarto de sua filha morta.

       Nesse tempo Gennaro e Nauza amam-se no quarto do pintor, uma noite Godofredo o arranca de sua cama e o leva para o dormitório de Laura, levanta o lençol que cobria a um painel, aparecendo assim a moribunda de Laura, que murmura algumas palavras no ouvido do adoecido Gennaro, o aprendiz confessa tudo estando bem atordoado.

       No dia seguinte Godofredo age naturalmente, sem tocar no ocorrido, lamenta somente a falta da moça. Sonâmbulo ele chega a repetir a mesma cena durante várias noites, numa noite depois da ceia Walsh convida Gennaro para fazerem fora da cidade um passei. Após contornarem a um despenhadeiro, na beira do penhasco o velho descreve a traição, envolvendo a filha e também a esposa.

       Pedindo ao rapaz para se jogar do penhasco, Gennaro aceita e se joga, mas desperta salvo por camponeses, dentre de uma cabana, ele retorna para a casa de Walsh querendo pedir perdão, entretanto encontra o punhal usado pelo pintor e decide se vingar, no entanto encontra Nauza e Godofredo apodrecidos, haviam sido mortos por veneno.

       Claudius Hermann expõe sua história, em muitas noites ao longo de 6 meses, encontra sempre uma bela duquesa Eleonora, em teatros e bailes que se repetem por mais de seis meses, até que consegue comprar de um serve a chave do castelo da mesma e entra quando ela já estava adormecida e colocando sobre seus lábios um narcótico, aguardando que durma profundamente e então a possui, repetindo esse ato, durante um mês, noite após noite.

       Certa vez depois de um baile, ele entra novamente no quarto de Eleonora e derrama um narcótico em seu copo com água, a mesma bebe e logo dorme profundo, rapidamente Hermann ergue-a do leito e foge numa carruagem.

       Chegando a uma estalagem, mais tarde a duquesa acorda surpresa por não estar em seu quarto no palácio, grita pedindo socorro, ameaça se jogar pela janela da carruagem.

       O rapaz declara todo seu amor e dá duas horas para que possa pensar se ficaria ou não com ele, mesmo inconformada com a situação, decide aceitar pois a família e amigos, seguramente não a aceitariam mais.

       Certo dia Claudius entra em sua casa e encontrou sobre a cama ensopada de sangue dois corpos, o Duque de Maffio que havia matado Eleonora e se suicidou em seguida.

       Johann é o último a contar sua história, jogando bilhar em Paris com Artur que, numa jogada final se encosta a mesa por descuido, a estremece fazendo Johann ser derrotado.

       O perdedor fica louco e desafia seu parceiro para um duelo, Artur faz um pedido a seu adversário que caso morra, leve a carta que estava em seu bolso, e o anel do se dedo a uma mulher que diria mais tarde quem era.

       Com duas pistolas, uma delas carregada e a outra não, Artur foi alvejado e acaba morrendo apontando para o seu bolso, Johann remove o anel e deixa em seu dedo, encontra logo após dois papéis no bolso do falecido, uma carta para a mãe, e uma outra que indicava um horário e endereço onde ocorreria um encontro.

       O rapaz toma o lugar de Artur no encontro, descobre que lá morava a namorada do rival que termina na cama com Johann, saindo do quarto se depara com um vulto na porta, a voz era familiar, sendo atacado com um punhal, ele luta bravamente contra o vulto, o homem desconhecido deixa cair o punhal e morre sufocado pela mão de Johann.

       Ao pegar um lampião, ele tem uma surpresa descobrindo tratar de seu próprio irmão, enlouquecido de terror volta ao quarto, e encontra a mulher desmaiada, a leva para a janela e percebe que aquela que estava nos seus braços era sua irmã.

       Uma mulher pálida vestida de negro aparece, estava buscando alguém com uma lanterna em sua mão, ela vê Arnold e tenta beijá-lo, no entanto o deixa e se vira para Johann, se tornando sombria inesperadamente.

       Continha além da lanterna, uma faca que acerta o pescoço deste último, ela enxuga as mãos com sangue no cabelo do ferido, caminha até Arnold e o acorda, ele a reconheceu sendo a irmã de Johann que havia se tornado a prostituta Giorgia, Arnold pede que lhe chame pelo apelido de Artur, como outrora.

       O rapaz se lembra do duelo, do tempo que ficou no hospital para se recuperar, e também do desespero e a vida de depravação, no qual se entregou por não ter encontrado a Giorgia, desejando ficar junto dela, porém a moça diz que é tarde demais, pede apenas um beijo para se despedir, porque logo vai morrer.

       Explica que o assassinou por ter sido por ele desonrada, logo ela sendo sua irmã, horrorizado ele cobre o rosto durante a queda de Giorgia ao chão.

       Arnold pressiona o punhal contra o seu peito e cai diante ela, sufocando os gemidos de morte dos dois. A lâmpada logo se apaga.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D