Macunaíma  (Obra  Escrita por  Mário  de Andrade)

Macunaíma Resumo

Autor: Mário de Andrade

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura



Macunaíma Resumo


       Macunaíma nasceu em uma aldeia indígena amazônica nas margens do Rio Uraricoera, possuía particularidades que o tornavam diferente das demais pessoas como, suas muitas traquinagens e uma grande preguiça.

       Após a morde de sua mãe, Macunaíma resolveu ir para a cidade junto de seus irmãos Maanape e Jiguê, no caminho conheceu a índia Ci, se apaixonando e se tornando seu único amor. Com o apoio de Maanape e Jiguê, Macunaíma consegue domar Ci e assim, brinca com a índia, nesse livro “brincar“ seria o mesmo que fazer relação sexual.

       Dessa relação nasce um filho que posteriormente morre, um dia depois da morte, no local onde esteve o corpo do recém-nascido, nasceu uma planta, um pé de guaraná.

       Desgostosa com a morte de seu filho, Ci acaba por escalar aos céus e se transforma em uma estrela, porém antes de ir deixa a Macunaíma um muiraquitã (amuleto de pedra verde que concede sorte ao seu portador).

       Seguindo a obra, Macunaíma tem uma batalha com uma cobra gigante chamada Capei, como consequência desse combate acaba perdendo amuleto adorado.

       Ao saber que a muiraquitã estava em São Paulo sendo usado por Venceslau Pietro (gigante Piaimã, tendo fama de “comedor de gente”) , Macunaíma vao para a cidade, para retomar o seu amuleto, junto com seus irmãos, segue desejando recuperar seu muiraquitã.

       Durante o trajeto entram em um lago mágico, que ao banhar seu corpo Macunaíma com a pele negra, tanto como seus irmãos, fica com a cor branca e loiro, em seguida foi a vez de Maanape que ao atravessar as águas já turvas, devido a passagem de seu irmão, fica com um tom avermelhado em seu corpo, por último foi a vez de Jiguê que encontrou com as águas quase secando e, devido a isso, somente molhou as palmas das mãos e também as solas dos pés.

       Em São Paulo, Macunaíma descobriu uma realidade completamente diferente da qual era acostumado, tudo era novidade, refletiu sobre a relação existente entre homens e as máquinas, chegando à conclusão que se eram deuses criados pelo homem branco.

       Após refletir voltou a ter foco em recuperar seu amuleto se dirigindo ao Pacaembu para encontrar Venceslau, e foi recebido com uma flechada e seu corpo foi carregado para ser cozinhado.

       Maanape consegue entrar na casa de Piaimã, recolhendo os pedaços do corpo de Macunaíma, e soprando fumo sobre ele os pedaços, trouxe à vida de volta a seu irmão.

       Macunaíma não contente, se disfarça de francesa e tenta seduzir o gigante para recuperar a pedra, ao ter em conta que Piaimã somente iria dar o amuleto a francesa se a mesma “brincasse” com o gigante, Macunaíma foge em loucamente percorrendo todo o território brasileiro.

       Durante essa saída viveu diferentes experiências, teve em um terreiro no Rio, conheceu Vei que queria que ele fosse noivo de uma de suas filhas, aprendeu vários indiomas locais, foi caçado por Ceiuci esposa de Piaimã, que estava em forma de pássaro, entre muitas outras coisas.

       Macunaíma consegue recuperar o seu amuleto depois convencer o gigante que enganado se movimentou dentro de uma máquina de tortura.

       Durante o fim da sua vida, Macunaíma foi adoeceu por malária passando grande deitado a maior parte do tempo, em uma rede, contava suas histórias para sua companhia um papagaio, morreu sem vontade de viver, subindo aos céus e se transformando na constelação Ursa Maior.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D