Feliz Aniversário (Obra Escrita por Clarice Lispector)

Feliz Aniversário Resumo

Autor: Clarice Lispector

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.



Feliz Aniversário Resumo


       Dona Anita em breve faria 89 anos de vida, ela morava com Zilda sua filha que havia organizado uma festa, horas antes do horário marcado ela deixou sua mãe sentada na cabeceira da mesa, onde seriam colocados o bolo e os salgados.

       Os primeiros convidados vão chegando, a nora Olaria e depois a nora Ipanema. Quando as duas já não aguentavam mais o silêncio as crianças chegam, os salgados eram devorados, havia muita conversa entre os adultos e brincadeiras entre as crianças já sujas e descabeladas.

       José, o filho mais velho, falava para Manoel, seu irmão e sócio, que aquele era o dia da mãe deles, e não deveriam falar sobre negócios, a noite chegava e Dona Anita imóvel reparava no movimento dos balões, até que finalmente cantaram os parabéns.

       Dona Anita partiu o bolo que rapidamente era devorado enquanto conversavam, porém ela estava chateada pois seu neto Rodrigo era o único que ela verdadeiramente gostava, ela achava que seus filhos haviam feito péssimas escolhas para nora e seus netos seguiam o mesmo caminho.

       Por um momento Dona Anita gritou que queria beber vinho, uma das netas perguntou se não poderia lhe fazer algum mal, Dona Anita mandou todos ao inferno, Dorothy então levou um copo com um pouco de vinho, porém Dona Anita não bebeu o vinho. E todos continuaram comendo e rindo.

       Uma nora de Dona Anita se levantou e foi embora, logo após, José foi fazer o discurso. Disse que era um privilégio de poucos poder festejar o aniversário de sua mãe, mas se limitou a continuar, pois nesse momento sentiu falta de Jonga (filho falecido de Dona Anita) que era quem fazia os discursos, desde que ele morrera Dona Anita não falava mais nele.

       Logo a festa acabou e todos foram para suas casas, se despedindo na promessa de voltarem no próximo ano.

       Alguns pensavam na palavra do discurso como uma promessa de que não iam se ver por mais um ano, outros na expectativa de que Anita vivesse mais um ano. A nora Ipanema foi embora desejando que a sua sogra vivesse ao menos mais um ano para completar um número bonito, os noventa anos!

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D