Obra: A Normalista
Autor: Adolfo Caminha
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Maria do Carmo é uma moça simples do interior, sua mãe morreu e seu pai tentando fugir da seca lhe entrega para ser criada por seu padrinho João da Mata e sua esposa Dona Terezinha.
Inicialmente estuda numa escola religiosa, depois quando cresce mais vai a uma escola normal, é nesse momento que seu padrinho passa a observa e desejar seu corpo jovem.
Nesta época Maria começa a iniciar um relacionamento sério com o estudante de direito Zuza, filho de um importante coronel da região que não aprova o relacionamento dos dois, e seu padrinho começa a demonstra um ciúmes possessivo.
O coronel pede que Zuza volte para Recife querendo que ele termine seus estudos, e é nesse momento que Dona Terezinha percebe as intensões de João e eles se separam.
Com o caminho livre João se esconde no quarto de Maria do Carmo e finalmente chega onde sempre quis, desolada e agora grávida ela sai da cidade para ter o filho, assim evita um grande escândalo. Ela tem um problema no parto que faz perder o bebê, por fim ela volta a Fortaleza e fica noiva de Alferes Coutinho.
Doação por PIX de qualquer valor, chave PIX é o e-mail martymsn@hotmail.com muito obrigado!