Autor: Eça de Queiroz
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Sobre Eça de Queiroz (1845 - 1900)
Foi um escritor, advogado e diplomata português, suas obras vão do realismo literário ao romantismo, é considerado um dos mais importantes escritores portugueses com obras de bastante destaque como: os maias, primo Basílio, e o crime do padre Amaro.
Em Lisboa no outono de 1875, Afonso da Maia um homem nobre e rico, se instala no Ramalhete, o mesmo é casado com Maria Eduarda Runa e dessa união tiveram um filho, Pedro da Maia.
Pedro tem uma educação religiosa e é muito apegado à sua mãe, ele se vê sem chão após o falecimento dela, até que conhece Maria Monforte, a filha de um traficante de escravos.
Afonso não tolera o romance do filho com Maria, porém mesmo assim os dois se casam, e tem dois filhos, um casal, tempo depois Maria acaba se apaixona por Tancredo, um napolitano que foi abrigado por Pedro, depois de feri-lo acidentalmente.
Maria vai para Itália fugindo com o príncipe e leva a menina, deixando o menino e o marido, após saber da fuga de sua amada Pedro se suicida, Carlos seu filho é entregue ao avô.
Carlos da Maia sendo criado pelo avô, o envia para Coimbra para que estude medicina, após ter se formado Carlos volta ao Ramalhete e decide abrir um consultório. Na sua volta a Lisboa, Carlos faz vários amigos da burguesia e intelectuais como João da Ega, Damaso Salcede, Palma de Cavalão, Alencar, Euzébinho, o maestro Cruges, entre tantos outros.
Em meio aos costumes da burguesia Carlos tem um caso com a Condessa de Gouvarinho, todavia depois de algum tempo a abandona, um determinado dia, Carlos se encanta ao conhecer a madame Castro Gomes, que pensava ser casada com Castro Alvez, porém com esse pensamento Carlos investe na aproximação dela sem sucesso.
Até receber um pedido da madame para que atenda a governanta da mansão que estava doente, e desde esse dia ele passa a visitar a casa, e tem um relacionamento amoroso com ela.
Amantes, a madame e Carlos começam a se ver em uma casa na quinta dos Olivais, que ele adquiriu para os dois se encontrarem, Castro Gomes o brasileiro com quem pensava que a madame tinha como esposo, descobre o caso deles e resolve procurá-lo e diz que ela não é sua mulher, e na verdade é somente sua amante.
Durante um dia um viajante com documentos para Maria Eduarda aparece, revelando o verdadeiro nome da madame Castro Gomes, senhor Guimarães leva junto a si um cofre dizendo que era pertencente a Maria, o cofre se tratava da herança que a mãe tinha deixado, além de documentos que comprovavam seu parentesco.
Carlos então descobre ambos tem a mesma mãe que o havia abandonado, ou seja, eles eram irmãos, mesmo assim ele não aceita o ocorrido e continua a manter a relação incestuosa com Maria Eduarda, ela fica sem saber de nada.
Seu avô ao descobrir o incesto que estava sendo praticado pelo neto acaba morrendo de desgosto, e Maria agora rica ao descobrir, decide ir embora para Paris e se casa por lá.
Para esquecer desses acontecimentos, Carlos decide vagar pelo mundo viajando e depois de dez anos, ele volta a Portugal se reencontrando com os seus amigos.
Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D