Obra: A Escrava Isaura
Autor: Bernardo Guimarães
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Sobre Bernardo Guimarães (1825 – 1884)
Dono da cadeira nº5 da Academia Brasileira de Letras, conhecido pelo livro A Escrava Isaura, sendo sua obra mais conhecida. Virou novela em 1976 pela Globo e em 2004 pela Record, a versão da Globo foi exportada para mais de 150 países.
A história se passa numa fazenda em Campo de Goytacazes (Rj), Isaura é uma escrava branca que cresceu como filha da família que serve, sempre sendo protegida pela matriarca isso acaba após a morte da mesma, ela vira propriedade de Leôncio um jovem recém-casado com Malvina.
A beleza de Isaura desperta muitas paixões, além de Leôncio, no jardineiro Belchior, no feitor da fazenda, e no irmão de Malvina. Isaura é colocada na senzala e obrigada a trabalhar, por não ceder as investidas de Leôncio, a escrava suporta seu destino afirmando que ele não é proprietário de seu coração.
Miguel pai de Isaura é um homem livre reúne uma quantia afim de liberta-la, em um trato que tem com o pai de Leôncio, porém o jovem descumpre a promessa do pai, deixando assim sua esposa Malvina inconformada que acaba voltando para a casa dos pais, deixando livre o caminho para a crueldade do marido.
Miguel consegue fugir com a filha para Recife onde usa o nome de Elvira, assim conhece Álvaro por quem se apaixona e é correspondida, ele a leva a um baile onde é reconhecida e desmascarada por Leôncio que tenta leva-la de volta, mas é impedido por Álvaro.
Enfim Leôncio consegue a levar de volta, mas Álvaro descobre que ele está falido e compra todas suas dívidas, se tornando proprietário de tudo que ele tinha, ao se ver derrotado o jovem se suicida, e Isaura pode ter uma vida feliz novamente.
Doação por PIX de qualquer valor, chave PIX é o e-mail martymsn@hotmail.com muito obrigado!