Mayombe Resumo (Obra escrita  por  Pepetela)

Mayombe

Autor:  Pepetela

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.

Mayombe Resumo

Mayombe é um romance do escritor angolano Pepetela, publicado em 1980. A obra é considerada um dos marcos da literatura africana contemporânea, e trata da luta pela independência de Angola, um dos países africanos que foram colonizados pelos portugueses.

O livro se passa na floresta de Mayombe, onde um grupo de guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), oriundos de várias tribos diferentes, lutam contra as forças coloniais portuguesas. O narrador é um dos guerrilheiros, e o leitor acompanha a história através de seus olhos e de suas experiências.

No livro "Mayombe", alguns guerrilheiros estão acampados na floresta e Teoria assume a função de narrador, apresentando-se ao leitor e falando sobre sua renúncia a Manuela e sua condição social de homem miscigenado. O narrador principal informa sobre a diversidade étnica dos guerrilheiros e o conhecimento de Teoria o torna "professor da Base". 

Os rebeldes discutem sobre a importância de politizar os trabalhadores e planejam uma ação militar contra os portugueses. Aprisionam alguns trabalhadores para obter informações sobre o quartel e seguem para libertar os trabalhadores no caminho do Congo. O Comissário tenta politizar os trabalhadores e Milagre expõe sua visão sobre a rivalidade entre as tribos. O plano é colocado em prática e os tugas são pegos de surpresa. Ingratidão é julgado e condenado a seis meses de cadeia. 

O narrador principal conta a história da base no Mayombe e permite que Mundo Novo exponha seus pensamentos críticos sobre o Comandante. O clima na Base é tenso devido à falta de comida, mas o Chefe de Operações traz o reabastecimento e a notícia de que André e Ondina tiveram uma relação sexual no capim, o que gera revolta entre os combatentes. 

O Comissário viaja para Dolisie e conversa com Ondina, resolvendo seus problemas. Mais tarde, André começa a falar enquanto está sendo exilado em Brazzaville pela Direção. Depois disso, o narrador principal nos informa sobre a fuga de Ingratidão do Tuga.

Posteriormente, Ondina e Sem Medo se envolvem romanticamente após o fim do relacionamento dela com o Comissário. A Base é invadida e Vewê vai até Dolisie buscar reforços com Sem Medo. No entanto, quando eles chegam, descobrem que a Base não foi atacada pelos tugas, mas sim porque Teoria atirou ao ver uma surucucu e Vewê interpretou mal os gritos do Comissário.

No final do livro, Sem Medo se despede de Ondina em Dolisie antes de retornar para sua última operação no Mayombe. Lutamos assume a narrativa e diz que eles avançarão para o Pau Caído, ocupado pelos tugas. Em seguida, o narrador principal narra o combate.

O livro também aborda a questão da identidade nacional, que era muito importante na época em que foi escrito. Os guerrilheiros se veem como angolanos, lutando pela independência de seu país, mas também têm suas diferenças étnicas e culturais, o que gera conflitos e tensões.

No geral, Mayombe é uma obra rica em detalhes, que apresenta um retrato fiel da luta pela independência de Angola e das complexidades políticas, militares e sociais envolvidas nesse processo. O livro é considerado uma das principais obras da literatura africana contemporânea e uma leitura indispensável para quem quer entender melhor a história e a cultura do continente africano.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D