Prometeu Acorrentado (Obra  Escrita  por Ésquilo)

Prometeu Acorrentado Resumo

Autor:  Ésquilo

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Prometeu Acorrentado Resumo

       Prometeu era um Titã, filho de Jápeto (divindade primordial), que junto do irmão Epimeteu deu início a vida humana, Prometeu lutou junto a Zeus contra o deus Cronos, em agradecimento Zeus o concedeu a imortalidade.

       Os irmãos atribuíram todos os talentos e qualidades aos animais, sendo o homem o último a ser criado, não foi lhe atribuído talento algum.

       Admirada com a criação a Deusa Atena concede através de um sopro todos os talentos que faltavam, mas Prometeu ainda estava insatisfeito, pois via o homem como qualquer outra criação, ele queria um diferencial para humanidade, que ainda vivia em cavernas e fugindo da escuridão, se alimentavam de frutos caídos no chão e temia os animais.

       Então roubou o fogo do Olimpo e dá ao homem, seu desejo se concretizou pois o homem se tornou mais forte e esperto em relação a outros animais, evoluindo rapidamente.

       Finalmente se sentiu satisfeito, diferente de Zeus que viu o gesto como traição e o condeno a um castigo eterno.

       Prometeu é amarrado a correntes indestrutíveis em um rochedo no distante e desabitado Cáucaso, seu irmão Hefesto não concordava com as ideias de Zeus, assim como muitos outros deuses, mas por medo obedeceu as ordens e acabou prendendo e punindo o irmão.

       Ao longo do castigo recebe várias visitas de deuses que se solidarizavam com sua situação, ficava acorrentado, em pé e sem nunca poder dormir.

       A briga com Zeus não foi somente pelo roubo do fogo, mas também pelo conhecimento que Prometeu tinha, a ponto de saber que um dia o poder de Zeus seria ameaçado. Ele se recusava a contar por quem.

       Prometeu era um titã que tinha muito conhecimento e sabia que um dia seria libertado do sofrimento por um grande herói, por isso recusava todos os conselhos que tentavam o convencer a pedir perdão a Zeus.

       Ele também sabia que Zeus era autoritário, cruel e vingativo, e puniria aqueles que o tentassem ajudar, uma das últimas visitas que recebeu em seu sofrimento no monte é de Il, uma mortal que assim como Prometeu, era vítima das punições de Zeus, pois recusou o seu flerte, o deus a transformou em ovelha e a obrigou a vagar sem destino pelo mundo.

       Além disso, Il também enfrentou diversos problemas provocados pela deusa Hera, mulher de Zeus que era muito ciumenta, Prometeu conta para Il todos as punições que ela já sofreu e as que ainda terá de enfrentar, e também revela que um dos seus descendentes será o herói que irá libertá-lo.

       Hermes em uma última visita antes de piorar o castigo, oferece uma última chance de arrependimento, Prometeu recusa e continua desafiando Zeus.

       Agora além de ter que suportar o sofrimento de ficar amarrado dia e noite em pé e sem dormir, uma águia passou a visitá-lo todos os dias para devorar seus órgãos internos, se regenerava todos os dias e a águia voltava novamente, só séculos depois foi libertado.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D