Iracema Resumo (Obra Escrita por José de Alencar) 

Iracema Resumo

Obra:  Iracema 

Autor: José de Alencar

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura


Iracema Resumo


       O livro começa quando o português Martim, responsável pela defensa do território brasileiro fica perdido na mata, e Iracema uma índia tabajara que repousava entre árvores, leva um susto com o estranho, e o ataca com seu arco, ele não reagiu a agressão e Iracema compreende que feriu a um inocente.

      Para fazer a paz, Iracema leva o estranho ferido para sua tribo, o português é aceito com muita hospitalidade, porém sua entrada deixa alguns descontentes, Irapuã um guerreiro da aldeia que era apaixonado por Iracema, não gostou do inesperado visitante.

       Durante sua estada junto a tribo, Iracema e Martim se aproximam e nasce um forte desejo, no entanto, Iracema é uma virgem abençoada por Tupã, guarda o segredo da Jurema, um tipo de licor sagrado, no qual deixa em extasiados aos índios tabajaras.

       Entre festas e batalhas contra outras tribos, Iracema e Martim se envolvem amorosamente, e a índia rompe o seu voto de castidade, sofreria por isso a condenação à morte. Martim também seria perseguido pelos Tabajaras, Irapuã e seus amigos desejariam tomar seu sangue, e a aliança com a tribo rival dos pitiguaras torna Marim um inimigo ainda mais indesejado.

       Apaixonados o casal precisa sair da aldeia antes que a aldeia descubra que Iracema quebrou seu voto, juntam-se a Poti um índio pitiguara a quem Martim respeitava como irmão, quando os ao perceberem a fuga, os índios tabajaras saem em rapidamente em busca aos amantes, sendo liderados por Caiubi, o irmão de Iracema e Irapuã.

       Ao se encontrarem, uma batalha é travada, Caiubi e Irapuã atacam Martin com violência, e Iracema entra na luta enfurecida contra os dois, os ferindo com grande gravidade, imaginando a derrota os tabajaras se retiram do combate.

       O casal se esconde em uma praia deserta, Martim constrói uma cabana. Iracema fica muito tempo abandonada enquanto o seu amor fiscaliza as costas, fazendo expedições a pedido do governo português, 

Martim é tomado constantemente pela nostalgia de sua terra onde nasceu, o que deixa Iracema triste pensando que sua morte poderia ser para ele a libertação que precisa.

       Algum tempo passa e Iracema descobre que estava grávida, porém Martim precisa sair para defender a tribo aliada Pitiguara que estava sob ataque, junto a Poti, Iracema tem o filho sozinha, e coloca o nome de Moacir, ferida devido ao parto e triste por estar sozinha, seca o leite de Iracema, Martim encontra Iracema a tempo de entregar a criança e morrer logo em seguida.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D