A Moreninha  (Obra de  Joaquim  Manuel de Macedo)

Resumo do Livro A Moreninha

Obra: A Moreninha

Autor:  Joaquim Manuel de Macedo

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Joaquim Manuel de Macedo (1820 - 1882)

Foi um escritor brasileiro que teve carreira em muitas áreas, criou uma ligação forte com a família imperial brasileira e com Dom Pedro II, chegou a dar aulas para os filhos da princesa Isabel. Possui uma obra extensa com grande êxito na época, os críticos diziam que seu sucesso era devido ao fato de abusar do sentimentalismo, sendo esse o motivo do seu êxito com os leitores. 

Resumo do Livro A Moreninha

       Três estudantes de medicina, Augusto, Fabricio, e Leopoldo são convidados por um outro colega, Felipe para passar o dia de Sant'Ana na casa de praia de sua avó.

       Augusto hesita, mas a presença da irmã de Felipe, Carolina a moreninha, e suas primas: Joana a pálida e Joaquina a loira, servem como incentivo e logo todos estão prontos para a viagem.

       Os amigos fizeram uma aposta com Augusto, sendo ele incapaz de se apaixonar, se isso acontecesse dentro de 15 dias, ele escreveria um relato a respeito.

       Evitando as investidas das moças, sendo leviano e desfazendo as esperanças a respeito de um romance, passa a ser rejeitado, mas Carolina trará uma nova atmosfera a vida de Augusto.

       Tomado por sentimentos, o rapaz confessa a avó da menina Dona Ana, o motivo por não querer se envolver com alguém.

       Quando tinha treze anos e estava na corte em um dos seus passeios numa praia carioca, conheceu uma menina que estava a tentar pegar uma concha, ao não conseguir pediu a ele que prontamente a pegou para a mesma e a partir daí começou mais que uma amizade, a menina o chamava por marido e ele a chamava de esposa, e ambos tinham feito uma promessa de se casar.

       Em meio a brincadeiras infantis logo são interrompidos, um garoto aos prantos anuncia a morte de seu pai, logo são levados a uma pequena casa, a um leito onde em sofrimento agoniza um homem que profetizou a união dos dois.

       Voltando a praia eles se despedem um do outro e prometem manter a promessa, e é o fim da história, mas além de Dona Ana, Carolina também havia ouvido.

       Em outra conversa com a velha senhora, ele contou sobre suas desilusões, a primeira uma moreninha que lhe deu esperança e acabou com um homem mais velho, a segunda uma corada, ciumenta e ria pelas costas dele enamorada de outro, a terceira uma jovem pálida o fazia acreditar que era o único, mas o enganava com o primo.

       Isso o fez pensar que a melhor saída era só namorar sem dar o coração a nenhuma.

       Ao terminar o fim de semana os jovens voltam para corte, Augusto leva consigo a lembrança agradável da companhia dos amigos e das conversas com Dona Ana, havia um sentimento guardado por Carolina e sua afabilidade, que despertaria em breve.

       Após um período distante de moreninha, o que o deixa triste e o leva a perceber seus sentimentos, ele corre de encontro a sua amada, porém é repreendido pela mesma que o lembra de sua promessa. Augusto diz que é impossível reconhece-la e também encontrá-la, e como poderia ele negar o amor sincero que sentia agora por Carolina?

       A jovem revela sua história e os dois se reconhecem, a jovem também tinha ainda um camafeu guardado que pertencia a Augusto. A aposta então foi perdida, e um romance intitulado A Moreninha foi escrito.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D