Dom Quixote Resumo (Obra de Miguel de Cervantes) 

Dom Quixote Resumo 

Obra:  Dom Quixote

Autor:  Miguel de Cervantes

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.



Dom Quixote Resumo 

       Um fidalgo de idade avançada vivia em uma pequena fazenda, localizada na região de La Mancha, num pequeno vilarejo no interior da Espanha, e grande parte do seu tempo era gasto com a leitura de livros de cavalaria, e foi de tanto levar a sério as suas leituras que em um determinado momento acabou ficando louco.

       Dessa maneira o mesmo chega à pensar de que se tornou de fato um cavaleiro, e que a partir daquele momento suas ações deveriam honrar seu país, por isso pelo mundo buscando aventuras, autodenominando-se Dom Quixote.

       Segundo seu pensamento e os livros que já havia lido, era primordial para um cavaleiro se casar com uma donzela, enfim essa seria a mulher com a missão de guardar sua honra depois de sua morte, a escolhida por Dom Quixote foi Dulcinéia, ela era lavradora que verdadeiramente roubo o seu humilde coração.

       As aventuras de Dom Quixote começam a ter proporções praticamente inimagináveis. Depois de andar por horas embaixo do sol forte, ele para em uma vendinha, que foi imaginada por ele como um castelo grande, assim logo diz para o vendedor lhe envie um cavaleiro do castelo.

       Depois de um dia, ele se depara com um grupo de comerciantes, e os visualiza como se fossem inimigos, lutando contra o grupo, leva uma surra.

       No entanto, algo de imprevisto aconteceu nesse instante: um colega de sua aldeia Sancho o acha gemendo de tanta dor, Sancho recolhe o amigo o amigo e o leva para a sua fazenda.

       A sobrinha de Dom Quixote descobre o que desenvolveu a loucura em seu tio, e por esse motivo resolve queimar todos os livros que envolvem cavalaria.

       Dessa maneira todos imaginam que suas alucinações chegaram ao fim, porém não demora para Dom Quixote fugir outra vez e começando de novo suas aventuras, mas o que ninguém realmente esperava é que ele contasse também com um parceiro.

       Em uma de suas aventuras Dom Quixote encontra moinhos de vento e imagina que são gigantes, mesmo sendo avisado por Sancho Pança, Dom Quixote não pensa e se joga em um dos moinhos, acaba sendo arremessado para longe, seu amigo o ajuda e percebe que Dom Quixote acreditava que realmente eram gigantes.

       Com o intuito de homenagear a sua amada, Dom Quixote e seu parceiro acabam por se envolver nas mais ridículas e também perigosas aventuras, algumas sozinho, outras com seu parceiro, várias foram as ocasiões que tentaram o fazer retornar a fazenda, mas ele sempre fugia, pois ele acreditava em sua grande missão, salvar a pátria.

       De uma hora para outra retornou a La Mancha, lá ele começa a se tratar com médicos e fica de repouso, até anunciar em um certo dia que toda a sua loucura tinha sido deixada de lado.

       Quixote percebeu que a sua morte se aproximando, decide colocar no testamento Sancho sua governante, deixando uma quantia de dinheiro, e para a sobrinha deixou suas terras.

       Morreu de causas naturais sendo sempre mencionado e lembrado como um herói verdadeiro, tendo como a sua capacidade principal a de transformar realidade em fantasia.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D