O Navio Negreiro Resumo 

O Navio Negreiro Resumo

Obra:  O Navio Negreiro Resumo

Autor:  Castro Alves

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.

O Navio Negreiro Resumo

O livro O Navio Negreiro é uma obra do poeta brasileiro Castro Alves, publicada em 1869, que retrata a triste e brutal realidade do tráfico negreiro no Brasil. Através da poesia, o autor apresenta um grito de protesto contra a escravidão e a crueldade dos navios negreiros.

Os personagens centrais da obra são os escravos africanos que foram capturados e levados à força para o Brasil, onde foram submetidos a trabalhos forçados e maus tratos. O navio negreiro em si é também um personagem importante na obra, representando a violência e a crueldade do tráfico humano.

O poema começa com a descrição do navio negreiro, que se move através do oceano transportando centenas de africanos escravizados. A bordo, os escravos sofrem com a fome, a sede, as doenças e a violência dos tripulantes. As condições insalubres e desumanas do navio levam muitos deles à morte.

Entre os personagens escravizados, destacam-se alguns que são mencionados com mais detalhes, como a mãe que chora a perda do filho, o velho que implora pela morte para se livrar do sofrimento e a jovem que sonha em retornar para sua terra natal. Esses personagens representam a dor e o sofrimento dos escravos africanos, que foram brutalmente arrancados de suas raízes e submetidos à escravidão.

Além dos personagens escravizados, o poema também menciona os tripulantes do navio negreiro, que são descritos como sádicos e cruéis, desumanizando ainda mais os escravos. O poema destaca a hipocrisia dos europeus, que, por um lado, se diziam defensores dos direitos humanos, mas, por outro, enriqueciam com o tráfico negreiro.

A obra também faz uma crítica à Igreja, que, segundo o poema, não fazia o suficiente para combater a escravidão e o tráfico negreiro. Castro Alves denuncia a cumplicidade da Igreja com a escravidão e a hipocrisia dos padres que pregavam a liberdade, mas mantinham os escravos em suas propriedades.

Em suma, O Navio Negreiro é uma obra marcante na literatura brasileira, que retrata a dor e a brutalidade do tráfico negreiro no Brasil. O poema apresenta uma crítica contundente à escravidão e ao tráfico de seres humanos, destacando a importância da luta pela liberdade e pelos direitos humanos.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D