Obra: Triste fim de Policarpo Quaresma
Autor: Lima Barreto
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
O livro conta a história de Policarpo Quaresma um funcionário público na cidade do Rio de Janeiro, que valoriza a cultura de seu país, ele é subsecretário do ministro de guerra e propõe ao mesmo o reconhecimento da língua tupi como língua nacional.
Policarpo tem uma atitude nacionalista muito forte e segundo o mesmo, os índios seriam os verdadeiros brasileiros.
Após esse evento, Policarpo considerado um lunático e é internado durante um tempo, nesse período Olga, e Ricardo que acreditam em seus ideais, sendo os os únicos a visitá-lo.
Depois de ter alta do hospital psiquiátrico, ele escolhe se distanciar da sociedade e se muda para um sítio, um local situado na cidade do interior de Curuzu, o lugar é conhecido como Sítio do Sossego.
Inicialmente se dedica a agricultura, mas com o passar tempo, Policarpo começa a se aproximar de algumas pessoas, e acaba se envolvendo com políticos locais.
Durante a Revolta da Armada, visita o Rio desejando apoiar o governo de Marechal Floriano, que estava enfrentado a marinha do país, porém ele acaba sendo preso.
Desiludido com a ausência de patriotismo da população brasileira, Policarpo se depara na figura do presidente um totalitário e ditador cruel, acaba sendo acusado de traição pelo Marechal Floriano, sendo preso é condenado a morte por fuzilamento.
Faça o donwload da obra na íntegra em PDF aqui: Triste fim de Policarpo Quaresma.
Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D