No Moinho  (Obra  Escrita  por  Eça  de Queiroz)

No moinho Resumo

Autor:  Eça de Queiroz

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura


Sobre Eça de Queiroz (1845 - 1900)

Foi um escritor, advogado e diplomata português, suas obras vão do realismo literário ao romantismo, é considerado um dos mais importantes escritores portugueses com obras de bastante destaque como: os maias, primo Basílio, e o crime do padre Amaro.


No moinho Resumo

       De família humilde, mãe brusca e pai bêbado, Maria da Piedade enxerga como única saída, o casamento com João Coutinho, um homem enfermo, porém rico, dessa união nasceram três filhos, sendo duas meninas e um menino, devido a genética os três nasceram doentes, assim ela vivia como uma enfermeira.

       João recebeu uma carta de Adrião seu primo, romancista de Lisboa, a carta anunciava sua chegada com intuito de vender sua fazenda, João providencia a estada de seu primo e isso deixa Maria assustada por receberem em casa alguém que mudaria a rotina do dia a dia, mas ao chegar ele decide ir a estalagem de seu Tio André.

       Adrião queria vender propriedade rural, no entanto,0 não encontrava um comprador, então João pediu para Maria visitar à fazenda com ele, já que ela entendia dessas coisas, Adriano comentou: um anjo que entende de cifras, o que fez com que Maria se sentisse valorizada e até corou com as palavras do mesmo, e nesse instante ela começa a enxergá-lo com outros olhos.

       No dia seguinte foram a fazenda, e combinaram depois de ir ao moinho para que Adrião o conhecesse, nesse dia o mesmo vai para a estalagem e nota que esta traído por Maria, uma mulher doce e triste.

       Como haviam combinado eles foram ao moinho e cansada de caminhar Maria se senta numa pedra e Adrião faz uma comparação entre o moinho e o paraíso, imaginando como seria se eles ficassem ali para sempre, então ela novamente fica corada e ri, ele a abraça e a beija intensamente e a coloca contra seu peito, após beijá-la, ele fica contente, se sentia viva de novo, pois não era feliz vivendo somente para o marido e seus filhos.

       Maria ao sentir e ver outras oportunidades para sua existência, pensa sobre a vida que leva começando a imaginar o seu fardo como um castigo injusto, ela entende que ao não se conhecer outros tipos de sabores, sobre o fato de se contentar com o que lhe resta, dessa conclusão tira a ideia de adiantar a morte de esposo.

       Se sentindo injustiçada, só tinha o amor que nutria por Adrião e escondia-se então nesse sentimento como se fosse uma recompensa deliciosa, ela começou a sonhar, em ter aquele homem extraordinário e lindo sendo o motivo de sua vida, pois estava morta antes de conhece o primo.

       Completamente apaixonada por Adrião, Maria queria tudo que vinha dele ou era dela, por esse motivo lê as suas obras publicadas, começou a ter a necessidade de ler romances constantemente, assim criando no seu espírito um mundo artificial e idealizado.

       O seu amor se desprendeu pouco a pouco da imagem de Adrião e alargou-se a um ser tudo que era feito os heróis, seus amantes normalmente eram fortes fisicamente, completamente o oposto de seu marido. Ela gostaria de ser amada e importante como uma mocinha dos romances que lia, só assim ela preencheria seu vazio.

Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D