Sagarana (Obra Escrita  por  JoAo Guimarães Rosa)

Sagarana Resumo

Obra: Sagarana

Autor: Guimarães Rosa

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.



Sobre Guimarães Rosa (1908 – 1967)

Foi um escritor, romancista, novelista, diplomata e médico brasileiro, muitos o considera como o maior escritor da literatura brasileira do século XX. Seus contos e romances são ambientados no sertão brasileiro. Seus livros se destacam por inovar na linguagem, influenciado pelo estilo de fala de cada região. Membro da Academia Brasileira de Letras foi o terceiro ocupante da cadeira nº 2. 


Sagarana Resumo

O livro é dividido em contos.

O burrinho pedrês

       Sete de Ouros é um burrinho que já foi muito útil para seus vários donos esquecido na fazenda de Major Saulo, tem o azar de ser avistado numa travessia pelo dono da fazenda, que o escala para ajudar no transporte do gado, na travessia do Córrego da Fome, todos os cavalos e vaqueiros morrem, exceto, Francolim e Badu, este montado e aquele agarrado ao rabo do burrinho e assim sobrevivem.

 

A volta do marido pródigo

       Lalino é um malandro que não aprecia o trabalho, apenas a boa vida. Abandona o serviço na estrada de ferro e vai para o Rio de Janeiro, largando sua mulher, Ritinha e quando volta a encontra casada com Ramiro, vira cabo eleitoral do Major Anacleto, que ganha a eleição. Laio, consegue se reconciliar com Ritinha.

 

Sarapalha

       Ribeiro e Argemiro estão sólitarios na região de Sarapalha onde há um surto de málaria, onde muitos morreram e outros foram embora, eles estão contaminados. Argemiro perto da morte, desejando ter a consciência limpa, cofessa a Ribeiro que tinha interesse em Luísa sua eposa, o mesmo o expulsa de suas terras.

 

Duelo

       Turíbio encontra sua mulher Silvana com um ex-militar chamado Cassiano, ele deseja vingar sua honra, mas se confunde e termina matando o irmão do ex-militar, fugindo depois da tentativa, porém é perseguido, com o passar do tempo Cassiano adoece, todavia, pouco antes de falecer ajuda financeiramente o capiau conhecido por Vinte e Um, que mata Turíbio na volta pra sua casa, vingando seu bem feitor.

 

Minha gente

       Emílio visitando a fazenda de um tio no qual era candidato as eleições, acaba se apaixonando por Maria Irma sua prima, porém não é correspondido, a mesma já tem interesse por Ramiro que era o noivo de outra mulher, Emílo disfarça que tem interesse de outra mulher para gerar ciúmes, mas seu plano falha e é apresentado a futura esposa, Maria consegue se casar com Ramiro.

 

São Marcos

       José Izé é supersticioso, mas zomba dos feiticeiros do Calango Frito, especialmente de João Mangolô, Izé o protagonista deste conto recita a oração de São Marcos dezombaria para Aurísio Manquitola, sendo repreendido por brincar com algo tão poderoso.   Em um dia caminhando pelo mato Izé fica completamente cego e começa a se orientar somente por ruídos e cheiros, perdido e em total desespero reza novamente a oração de São Marcos, pouco depois termina por descobrir um caminho até a casa do feiticeiro João e lá tenta matar asfixiado o mesmo, ao recuperar a visão enxerga que numa foto sua tinha uma venda em seus olhos, João queria vingar as constantes zombarias.

 

Corpo Fechado

       Manuel Fulô, era um falador que dizia ter coragem, tinha uma mula que era cobiçada por um feiticeiro chamado Antonico das Pedras, que possuía uma sela muito desejada por Fulô. O protagonista se gabava de sua coragem, no entanto, um verdadeiro valente aparece, Targinu diz que vai dormi com sua noiva, Manuel se desespera e tem a visita do feiticeiro que faz a promessa de fechar seu corpo, querendo a mula como pagamento, há um duelo e o feitiço funciona, e como prometido ele dá a mula a Antonico.

 

Conversa de bois

       Um carro de bois leva uma carga de rapadura e o corpo de um defunto, a frente Tiãozinho era o guia, ele chora a morte de seu pai que estava sendo transportado, Didico e Soronho também estava no carro, porém vivos.   

       Soronho deixava Tião angustiado porque o mesmo havia se aproveitado de sua mãe, durante a doença de seu pai e também porque maltratava os bois. Em paralelo o boi Brilhante diz aos outros bois a história do boi Rodapião que morreu por aprender a pensar da mesma forma que os homens, há também uma insatisfação entre os animais devido aos maus-tratos dos humanos, ao passarem por uma ladeira onde João Bala tinha tombado carroça, os bois se aproveitam de um cochilo para matar o seu carrasco, empurrando bruscamente a carroça.


Caso esse resumo tenha sido útil a você ou vá a ser, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D