Obra: A Friagem
Autor: Augusta Faro
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Obra escrita por Augusta Faro em 1999, natural de Goiânia.
Friagem é um livro composto por um conjunto de contos que mesclam a realidade e a fantasia, abordando a questão da mulher na sociedade. Os contos ridicularizam a posição da mulher na sociedade, mostrando suas dificuldades como algo rotineiro, com elementos de fantasia e finais trágicos. Cada conto possui uma mensagem implícita que nem sempre é óbvia e requer interpretação e esforço para ser compreendida.
Em "A Friagem", um dos contos do livro, a mensagem subliminar é interpretada a partir da história de uma garota que, depois de uma friagem em sua cidade, começa a sentir frio constante, incapaz de se aquecer ou se alimentar, pois a comida congelava antes de chegar à sua boca e seu esôfago estava congelado. Ela é salva por Raimundo, um rapaz que exala calor. No entanto, cada pessoa pode interpretar a mensagem de maneira diferente e chegar a suas próprias conclusões.
A personagem principal do conto está passando pela adolescência e se sentindo sozinha, mesmo cercada por outras pessoas. Ela espera muito de si mesma e dos outros, e o mundo começa a perder a cor e o calor para ela. Pedro traz uma borboleta para ela, o que representa uma pequena mudança em sua vida. Ainda assim, ela continua a esfriar e se fechar cada vez mais, chegando ao ponto de quase morrer. Raimundo aparece como uma figura salvadora, não apenas como um possível amor, mas como alguém capaz de mudar sua vida e trazer luz. Ele representa qualquer coisa que possa ajudá-la a superar sua depressão e mudar sua forma de pensar. Quando ela se cura, ele vai embora, pois ela agora pode andar com as próprias pernas, já que conseguiu vencer a friagem e se tornou forte o suficiente para se ajudar.
Doação por PIX de qualquer valor, chave PIX é o e-mail martymsn@hotmail.com muito obrigado!