Amor de Salvação

Amor de salvação Resumo

Obra: Amor de salvação

Autor: Camilo Castelo Branco

 

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Amor de salvação Resumo

Em uma noite de Natal, após um reencontro Afonso e Teodora que não se viam há 12 anos, foram prometidos um ao outro, por suas mães que eram amigas desde sempre.

       Após a morte de sua mãe, Teodora vai para um convento e tem como tutor seu tio, Teodora e Afonso mantém contato aguardando o tempo certo para casarem.

       Afonso resolve estudar fora por dois anos, Teodora apoiada pela amiga Libana gostaria de se casar em menos tempo possível, a mãe de Afonso Dona Eulália pede a mesma que aguarde, mas com a saída de Libana do convento Teodora fica desesperada resolvendo se casar com seu primo Eleutério, para se ver livre do convento.

       Seu tio padre Hilário já havia tentado ensinar de tudo a Eleutério, mas este não havia aprendido nada e era o oposto de Teodora, rude e vestia-se mal.

       Vencido pela inaptidão de seu sobrinho, Padre Hilário desistiu dizendo que somente uma queda de cabeça o faria mudar, Teodora viveu em pompas, trajes de sedas, cavalos, bailes, etc, mas nunca esqueceu Afonso, cartas de amor, mas sem resposta para o mesmo.

       Afonso sofreu com a notícia do casamento de Teodora, mas poda contar com o consolo e o apoio das cartas enviadas por sua mãe e sua prima Mafalda, que pacientemente o amava.

       Após passar por anos de amargura, contendo-se frente as cartas de Teodora, influenciado pelo seu amigo José, ele acabou por escrever à Teodora.

       A carta caiu nas mãos de Eleutério, que mesmo lendo não foi capaz de entender, pedindo a Fernão seu amigo uma ajuda para interpretá-la, que acabou sendo rasgada, Fernão deu a desculpa de serem grandes besteiras.

       Não obtendo resposta e inconformado, Afonso vai ao encontro de Teodora, Eleutério os encontra juntos, e pede explicações, Teodora responde ser uma mulher livre daquele momento em diante, indo viver com Afonso. Passam momentos felizes, Afonso abandona até mesmo a sua própria mãe para aproveitar esta paixão que sempre desejou.

       Sua mãe apesar de ficar muito triste, decide patrocinar a vida luxuosa que Afonso junto de Teodora, porém quando ele fica sabendo da morte de querida mãe, através da carta de Mafalda, se desespera.

       Teodora até tenta consolá-lo, mas ele percebe ironia em suas frases e se sente indignado por tamanho fingimento, se isola de seus amigos e de Teodora. Durante este tempo, Tranqueira velho funcionário da família o alerta sobre as vontades do amigo José por Teodora, que no início é incrédulo, porém acaba por escuta-lo e passa a observar.

       Encontra cartas sabendo então que suas suspeitas estavam certas, e um dia os pegam juntos com gestos de muita intimidade, aborrecido pede para José sair de sua casa, Teodora como sempre dissimulada tenta mentir para seu marido, o mesmo joga-lhe as cartas.

       Teodora desmaia enquanto isso Tranqueira o criado derruba Noronha para vingando seu patrão, Afonso passa alguns dias fora de casa, quando retorna encontra uma carta de Teodora informando os pertences que havia levado consigo.

       Embora traído tem saudades de Teodora, ele vende seus bens e parte para Paris buscando um amor que o salve.

       Gastou tudo que tinha e pede ao seu tio Fernão para compra a casa onde viviam seus pais e avós, para não ofender a memória de sua mãe que pediu em carta antes falecer.

       Mafalda tendo um coração cheio de amor pelo primo, intervém pedindo ao seu pai que compre a casa e este assim o fez, embora com o combinado de de Afonso continuaria com a casa.

       Afonso cada vez mais se afunda em seus vícios e em sua vida extravagante chegando ao nível de desejar cometer um suicídio, Tranqueira que percebeu seu desejo e nunca o abandonou, disse palavras duras que o tiraram dessa loucura. Mudando de vida, passou a estudar e trabalhar ajuda de seu criado.

       Fernão de Teive fica doente, e prestes a falecer pede ao padre Joaquim que vaiaje a Paris dar a Afonso, os documentos da casa a qual tinha comprado, somente para de ajudar o sobrinho.

       Depois de sua morte Mafalda se sentindo sozinha, viaja com padre Joaquim para Paris querendo se juntar as irmãs de caridade.

       Quando o padre Joaquim visita Afonso e comenta sobre a morte do tio, este começa a chorar e sai rapidamente ao encontro da prima.

       Mafalda diz ao seu primo sua decisão, mas padre Joaquim pede a eles, que ao invés disso se casem, Afonso aceitou de imediato a sugestão e agradeceu a Deus por ter ouvido os pedidos de suas mães.

       Afonso e Mafalda para sua cidade voltaram, se casam e tem oito filhos assim trazendo um ao outro muita felicidade.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D