Agosto (Obra Escrita pelo autor Rubem Fonseca)

Resumo Agosto Rubem Fonseca

Obra:  Agosto

Autor: Rubem Fonseca

Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Resumo Agosto Rubem Fonseca

       Agosto de 1954 desordem e escândalos políticos, nas páginas dos jornais. Getúlio Vargas, o atual presidente começa a perder sua popularidade. O povo se encontrava dividido entre ele e Carlos Lacerda, jornalista implacável que dizia ser capaz de desmascarar o governo do Brasil. Gregório Fortunato, líder da guarda pessoal de Vargas está ciente de que o jornalista é uma ameaça, e orquestra um atentado.

       Outro crime ocorre: um assassinato na casa de um milionário, uma mansão duplex, na cidade do Rio de Janeiro, dentro de um bairro de classe média alta.

       São crimes que rondam a vida do Comissário Mattos. Tendo uma terrível úlcera no estômago, tendo relação com duas namoradas, ele pensa que a mão negra que estaria armando os pistoleiros da Rua dos Toneleros em Copacabana, onde aconteceu o atentado a Lacerda, é a mesma responsável por matar o milionário na cama.

       O atentado a Lacerda chega a ferir um coronel da Marinha, manifestos na imprensa e nas ruas, a população exige uma explicação. Prendem Gregório Fortunato que começa a ser interrogado, o presidente perde pouco a pouco sua base política, encontra-se numa situação conflitante, se renúncia, vai ser criticado, se permanece no poder deve enfrentar a UDN e muitos dos militares importantes que não o apoiam.

       O Comissário encontra uma única pista sobre o assassinato do milionário, um anel dourado e no sabonete do banheiro alguns pelos pretos. As duas namoradas, Salete e Alice, o perturbam. (Alice é casada com um empresário rico)

       Pedro Lomagno desabafa e falando que seu esposo tem uma amante, a viúva de Paulo Gomes Aguiar chamada Luciana, o homem no qual o assassinato é investigado por Mattos. O Comissário acaba ouvindo algo que o faz suspeitar, Chicão um amigo preto de Pedro Lomagno.

       Ao descobrir que o anel não é de Gregório Fortunato, a suspeita recai sobre Chicão. O motivo é simples, Matar seu amigo para ter sua mulher e a fortuna. Pedro se sente pressionado pelo Comissário e manda Chicão eliminá-lo.

       A situação do Presidente vai se tornando mais complicada, Vargas marca uma reunião com seus ministros. A reunião vai até de madrugada, e cada ministro faz a sua análise da situação.

       No final Vargas exausto e deprimido, sobe para a ala residencial e decide "sair da vida para entrar na História". Um tiro no peito e é o fim de sua vida e choca o país.

       Após voltar do velório de Vargas, Mattos vai para seu apartamento para se encontrar com Salete, algum momento depois, quando estão deitados, percebem a presença de um preto forte e alto, que é identificado por Mattos sendo Chicão, o comissário lhe entrega o anel, mas Chicão não poupa nem a moça.

       Corrupção policial, negociatas políticas na Câmara e no Senado, favores comprados. A derrota do mocinho Comissário Mattos, e nenhum indicio de exister um pouco de honestidade naquele meio.

       As revoltas ocorrem, mas tudo acaba voltando à calma como si nada tivesse ocorrido.

Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D