A Capital

A Capital Resumo

Obra:    A Capital

Autor:  Eça de Queiroz


Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.


Sobre Eça de Queirós (1845 - 1900)

Foi um escritor, advogado e diplomata português, suas obras vão do realismo literário ao romantismo, é considerado um dos mais importantes escritores portugueses com obras de bastante destaque como: os maias, primo Basílio, e o crime do padre Amaro.

A Capital Resumo


O livro A Capital conta a história de Artur Corvelo, um jovem poeta aspirante a fama e fortuna que vive com suas tias idosas em uma província no interior de Portugal. Ele anseia morar em Lisboa, onde acredita que seu "gênio" irá conquistar os salões aristocráticos e lhe garantir reconhecimento e uma boa posição social.

Entretanto, Artur é um protagonista molenga e boboca, cheio de romantismo piegas e com aspirações de grandeza que ele tem bastante preguiça de conquistar. Sua ingenuidade faz com que ele sofra inúmeras decepções no decorrer da história, sendo alvo de aproveitadores que cruzam seu caminho.

A natureza acomodada de Artur o impede de se defender, e sua "jornada do herói" é totalmente às avessas. A passividade do protagonista diante das circunstâncias permite que Eça de Queiroz critique a sociedade burguesa lisboeta e a aristocracia semi-falida e hedonista que frequentava cafés e teatros na cidade.

Artur não tem traquejo social, é um jovem provinciano e caricato. Aceito nas rodas da high society mais por interesse dos nobres falidos em explorar sua gorda herança do que por seus dotes literários, ele é conduzido pela lábia e pelos caprichos de seus novos amigos da capital.

O livro é uma crônica de costumes e apresenta outros personagens pitorescos que gravitam em torno de Artur Corvelo. No interior, há as tias religiosas, o ex-boêmio, a família de comercial de margarina, o velho militar aposentado e meio lunático, o homem mais rico da vila com sua filha casadoira e a prima solteirona que arrasta uma asa platônica para Artur.

Já no cenário da cidade grande, há a baronesa misteriosa por quem o poeta se apaixona, o jornalista com ares de cafetão, o janota que vive de aplicar pequenos golpes, as prostitutas de luxo e os funcionários alcoviteiros dos hotéis caros.

Ao longo da história, Artur amadurece e começa a reconhecer a realidade que o cerca, lamentando e rindo de suas desventuras ao mesmo tempo. A ironia permeia todo o livro, mostrando as decepções do protagonista e fazendo uma crítica à sociedade e à educação romântica da época.



Esse livro está em domínio público e pode ser visto no link abaixo:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=43205 


Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail   MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado.