Obra: Auto da alma
Autor: Gil Vicente
Esse resumo é para que você possa relembrar os principais pontos, na hora da prova ou exame. Aconselho você ler o livro para estar mais preparado, nossa intenção é que você tome gosto pela leitura.
Do mesmo jeito que os viajantes carecem de estalagens para descansarem, as almas de casa pessoa também precisava descansar em algum lugar e esse local é a Igreja.
No caso de uma alma que segue em sua jornada sendo acompanhada por seu anjo, era uma alma pura, que seguia na jornada rumo ao paraíso, e tudo que essa alma tinha que fazer era resistir as tentações mundanas.
Em um momento sozinha encontrou-se com o diabo, e esse sendo inteligente iniciou à atentar a alma, querendo desvia-la ao inferno.
Perguntou aonde ela queria ir tão apressada, dizia que era cedo para seguir na vida cristã e o que mais compensava seria aguardar até envelhecer, desse modo poderia desfrutar da vida terrestre e do perdão no céu, então quando estivesse enfraquecida procuraria a salvação.
A alma negava cada um dos convites, mas o diabo não a abandonada, e assim sua jornada ficava mais lenta, seu anjo apareceu e insistiu que ela se animasse e que não era para desistir, porque seria recompensada no fim daquele caminho. Mas assim que o anjo saiu o diabo voltou e a ofertou riquezas.
O anjo ao retornar, se deparou a alma entregue a vaidades, ao ser questionada por ele, disse que festava fazendo o mesmo que o mundo fazia, o anjo pediu para alma voltar a sua jornada correta, porém ouviu como resposta que só voltaria quando pudesse, dessa maneira o diabo voltou para lhe aconselhar.
Disse que devia aproveitar porque tinha tempo, namorando e cercada de riquezas, e que ao envelhecer poderia ficar arrependida e ir para Céu tendo a juventude aproveita, assim cada vez mais a alma se sentia confortável com a vida de pecados.
O anjo não desistia e triste lamentava pela alma perdida, perguntava por que Deus permitia isso, durante esse tempo a alma estava ficando cansada, arrependida e ferida, o anjo a encontrou e disse que próximo dali havia um local onde seria bem acolhida e poderia descansar.
O diabo tentou interceder lembrando de tudo que ela possuía e tentando novamente desvirtuá-la, a alma dessa vez o mandou sair, pensando em concertar seus erros.
Ao chegar na igreja foi questionada por seu anjo, em que local tinha passado, respondeu que não tinha ideia de onde vinha e nem para onde ai, e que tinha muitos pecados, mas que estava arrependida, ela foi acolhida e foi chamado os auxiliares, Santo Agostinho, Ambrósio, Jerónimo, São Tomás.
Durante esse período, o diabo que havia corrompido aquela alma reclamava que novamente o anjo que portava uma espada havia levado mais uma alma já quase perdida, afirmando que ele seria capaz de levá-la ao inferno.
O diabo não cumpriu seu objetivo, na igreja aquela alma estava arrependida e lhe preparavam iguarias, todos a mesa, Santo Agostinho ora a Maria por piedade a aquela alma.
Logo depois as iguarias são reveladas: os açoutes, os cravos, a coroa de espinhos, todas eram adoradas, depois disso a alma tira o vestido que usava, estando totalmente purificada, e por fim mostraram a última iguaria um crucifixo, a alva vendo todo aquele sofrimento que Jesus passou, se torna fiel ao criador.
Caso esse resumo tenha sido útil a você, por favor, considere fazer uma doação por PIX de qualquer valor, para ajudar o site a continuar no ar e trazendo resumos de mais livros, chave PIX é o e-mail MARTYMSN@HOTMAIL.COM muito obrigado! =D